Prefeitura de Aracruz dá início às atividades do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta terça-feira (27), no auditório do Ifes, a 1ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que contou com as presenças da secretária Jenilza Spinassé (Semed) e da subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, teve como público-alvo gestores escolares, equipe de psicólogos e assistente sociais (PAS), técnicos do CRAS, enfermeiros e dentistas da ESF, psicólogos e nutricionistas.
A secretária Jenilza deixou uma mensagem de boas vindas aos presentes, ressaltando a importância do trabalho em rede. “Esse é um dia muito importante para todos nós, que buscamos esse trabalho em rede, unindo assistência social, educação e saúde, que ajudam a cuidar do local onde a gente trabalha. Hoje iniciamos a desenvolver esse trabalho que é de todos. Temos o exemplo da epidemia da dengue, cuja situação é caótica em todo país. O número de pessoas internadas e com risco de morte é muito alto. E para combater isso precisamos de ações simples e coletivas, que começam com o cuidado na casa de cada um. Por isso, a partir de hoje, estamos convidando e fazendo um apelo a vocês para multiplicarem esse movimento e voltarmos a ter paz. Esse é o papel do PSE, integrar e levar a população a se mobilizar, fazendo uma rede de proteção, reunidos em um cronograma”, destacou.
Durante o encontro foram apresentados os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) e de Gestores Escolares (GGE) que se encontravam presentes, além das diretrizes do PSE, as ações de combate à dengue e o Plano de Ação. As apresentações ficaram por conta da psicóloga Juliana Monteiro e da enfermeira Lívia Roni Pignaton. Dentre as temáticas, destaque para a saúde ambiental, a promoção da atividade física e a cultura de paz e direitos humanos; a alimentação saudável; prevenção da obesidade, das violências, dos acidentes, de doenças negligenciadas, do uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e mental, além da prevenção à covid-19.
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro