Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo

Publicado em: 19 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas da rede municipal de ensino o Programa Cooperativas Escolares. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo como a liderança, educação Financeira, empreendedorismo social e inclusão social.

Neste segundo semestre estão sendo contempladas as Emef´s Ezequiel Fraga Rocha, Santa Cruz e Placidino Passos, com aproximadamente 100 estudantes dos 6º ao 9º anos que trabalham com material didático específico aderindo-se de forma livre e voluntária à gestão democrática. Eles também têm autonomia e independência para acessar informações, com intercooperação. “Nós estamos conseguindo fazer com que eles aprendam a ter liderança com essa educação financeira. No dia a dia dessa cooperativa eles têm acesso ao estatuto social, participam de assembleias e reuniões mensais”, explicou a técnica pedagógica Lucimara Vitória Machado Loureiro.

Ainda de acordo com Lucimara, essas práticas pedagógicas estão estimulando o protagonismo no desenvolvimento de soluções locais que, por sua vez, contribuem para o alcance dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável. “Como temos parceria com outras cooperativas e instituições, isso amplia nosso leque de conhecimento, fazendo com que nossos estudantes possam levar seus aprendizados para além dos muros das escolas, e isto, de certa forma, contribui e muito para a sustentabilidade, ou seja, consumir recursos sem prejudicar o meio ambiente”, completou.

Para que o programa tenha sucesso, os professores orientadores têm uma carga horária semanal destinada às atividades, sendo que todos contribuem em uma rede de apoio, formada pela instituição de ensino, mantenedora, Sicredi, assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, além, é claro da comunidade escolar.

Capacitação
Como forma de oferecer ainda mais suporte e fomentar os resultados do ‘Cooperativas Escolares’, uma equipe da Semed, composta por gestores, professores das escolas assistidas pelo programa e técnicos do Setor Intersetorial, participaram nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Domingos Martins, de uma capacitação.

Esse momento vivenciou a ‘Cooperlândia”, que é um jogo onde os estudantes aprenderam a criar e desenvolver uma cooperativa, progredindo de fase em fase. Os profissionais da educação que estão envolvidos nessa causa ainda puderam participar de palestras sobre inteligência emocional, algo que está diretamente associado aos desafios que são encontrados na trajetória para a consolidação de uma cooperativa.

“Há mais de dois anos eu recebi em minha sala representantes do Sistema Sicredi para conhecer o Programa Cooperativas Escolares. Desde então tivemos um resultado magnífico, pois levamos para nossas escolas uma ação que ampliou as oportunidades de aprendizado de nossas crianças e adolescentes, que vivenciaram experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Por isso, esse sucesso não pode parar, e essa capacitação que nossa equipe participou só agregará ainda mais conhecimento e aprendizado para que possamos replicar isso nas salas de aula”, completou a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: