Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres

Publicado em: 18 de setembro de 2025
Texto: Thiago Peroni
Imagem: Thiago Peroni
Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres

Gestão Costeira dá passo importante para a recuperação e melhoria da orla marítima com o início das intervenções do Projeto Orla Aracruz, que tem como foco a Praia dos Padres. Esta ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento (Sempla), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa não apenas melhorar as condições de acessibilidade e infraestrutura da praia, mas também promover práticas de preservação ambiental sustentáveis.

A execução do projeto teve início na última semana, com a apresentação à comunidade da Praia dos Padres, englobando uma série de iniciativas voltadas tanto para a melhoria do espaço público quanto para a proteção da biodiversidade local. Entre as principais ações:

  • Delimitação da orla: onde consiste na metragem de dez metros de profundida até o final da praia qual é marcado pelo início de ecossistema adjacente (ex.: dunas em alguns casos, falésias etc.) ou, no caso de orla urbanizada, de calçadão ou via (rua, estrada, avenida).
  • Área de Planejamento Indireto: espaço geográfico contido na delimitação da orla marítima, imediatamente contíguo à área de planejamento direto em seus aspectos físicos, ambientais, socioeconômicos, patrimoniais e de infraestrutura que é de 50 metros a partir do calçadão, rua ou via.

Em algumas praias, como a de Coqueiral, já foram realizadas intervenções para conter o avanço da população sobre as restingas que permeiam as areias da orla. O que antes era uma via para veículos, hoje dá lugar a uma passarela exclusiva para pedestres, permitindo que a vegetação natural retorne à sua área original.

Conforme a Constituição Federal, todas as praias marítimas são de domínio da União, e o órgão responsável por sua gestão é a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Impactos esperados

A intervenção não apenas transformará a Praia dos Padres em um ponto de lazer mais acessível e atraente para moradores e turistas, como também terá um papel fundamental na proteção ambiental da região. A Praia dos Padres integra os pontos turísticos de Aracruz, sendo um local frequentado por visitantes que buscam desfrutar das belezas naturais do Espírito Santo.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: