Doutora em educação debate planejamento, prática pedagógica, trabalho colaborativo e o atendimento educacional especializado
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (28), uma live intitulada: “planejamento, prática pedagógica, trabalho colaborativo e atendimento educacional especializado: nosso papel em promovê-los”. Ela foi proferida pela Doutora em educação Ariadna Pereira Siqueira Effgen e transmitida no canal da prefeitura no Youtube.
A ação foi destinada a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino que atendem da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Secretária da Semed, Jenilza Spinassé, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a disponibilização de Ariadna para conversar com os profissionais da pasta.
“Aos profissionais da nossa rede que estão no chão da escola. Precisamos cada vez mais aprofundar nossos conhecimentos e entender como enfrentaremos todos os desafios propostos, em especial a garantia do direito da inclusão de todos os estudantes ao acesso, permanência e de sucesso escolar. Sabemos que ainda temos muitos desafios e dúvidas, por isso definimos, neste ano letivo de 2024, que um de nossos planejamentos coletivos será direcionado pela nossa pasta com o tema: -inclusão escolar, um direito de todos e de cada um-. Hoje iniciamos esse movimento com a Ariadna, que lidera a construção de um documento que trata da inclusão escolar de todos os estudantes, em especial, aqueles com deficiência. Ela disponibilizou um tempo para conseguirmos traçar uma proposta que nos garanta a aprendizagem. Muito obrigada”.
A professora Ariadna começou sua apresentação mostrando, por meio de um slide, alguns conceitos e princípios considerados inegociáveis, como a própria educação, que é um direito de todos, a chamada escola concreta, as possibilidades, a educabilidade, a deficiência sendo enxergada como uma condição, e não como um todo, além do professor e sua fatia no bolo. “A educação, justamente por ela ser um direito garantido a todos pela Constituição Federal, faz com que nós professores, por sermos agentes do estado, tenhamos uma grande responsabilidade. Sabemos qual é a realidade da educação básica e suas condições em todo país, além da questão dos planos de carreira. A escola concreta é pautada por grandes desafios, e por isso, nos perguntamos o que é possível fazer no meio desse caos”, disse.
Segundo a professora, todos podem aprender (educabilidade), porém cada um aprende de uma determinada forma. “Do mesmo jeito que cada pessoa chega no centro da cidade de uma forma, seja a pé, de bicicleta, de carro ou ônibus, elas atingem esse objetivo. O processo de aprendizagem também funciona assim, com cada aluno chegando ao final do ano aprendendo em percursos diferentes”, explicou.
Uma outra ideia considerada inegociável é a questão da deficiência sendo considerada uma condição, e não um todo. “Precisamos enxergar o aluno com deficiência como um todo, e não apenas pelo viés de sua condição. Não defendo a ideia do professor fazer a inclusão sozinho, ele tem sua fatia no bolo, mas toda comunidade escolar também tem”, falou.
O aluno com autismo e o estabelecimento de vínculos
De acordo com Ariadna, quando se fala do aluno com autismo, ou quando se fala de qualquer ser humano, é muito importante ter uma relação de vínculos. “Qual é a forma de criarmos vínculos com as pessoas? Devemos conhecer suas preferências, planejar uma ação pedagógica para atender sua especificidade, ter mediação, refletir sobre o processo vivido, além de propor novas rotas a partir do que já foi vivido”, enfatizou.
Os profissionais da Semed perceberam que, por meio de uma pedagogia diferenciada, é possível criar dispositivos para a democratização da educação, sendo que as pessoas aprendem por meio de ritmos e formas diversas. Desta forma, para se alcançar o sucesso com o trabalho colaborativo, são necessários fatores como: o planejamento comum, flexibilidade, coragem, atribuição de responsabilidades, compatibilidade, habilidade de comunicação e suporte administrativo. Após a apresentação, todos participantes puderam expor suas dúvidas e ideias, fazer perguntas e tirar dúvidas.
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