Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"

Publicado em: 11 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"

Em setembro deste ano foi inaugurada na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera, a primeira Biblioteca "Alberto Mussa" da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Imetame e Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, que oferece um vasto acervo de clássicos nacionais e estrangeiros para o público infanto-juvenil e adulto.

Agora, outras quatro escolas das da Rede Municipal de Ensino serão contempladas, entre elas as Emef´s Professora Maria Inês Della Valentina, em Jacupemba, e Novo Irajá, em Irajá, além dos Cmeb´s José Mabrini, em Jacupemba e Mário Leal Silva, em Guaraná. Os Agentes de Leitura, que são os voluntários que atuarão no auxílio e acompanhamento dos leitores já foram capacitados. Esses agentes são compostos pelos próprios servidores e membros da comunidade que ajudarão a disseminar o conhecimento e o hábito da leitura para as crianças e demais interessados.

“Demos início ao projeto Ler o Mundo do Instituto Oldenburgo com uma formação ministrada pelas bibliotecárias do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento Janaina Azinaro e Bianca Ferraz. Acredito que ela tenha sido de grande valia, pois apresentou a forma de catalogar, organizar esse espaço não formal de aprendizagem, além de passar as possibilidades de atendimento. Para isso, trabalhamos com uma dinâmica que nos permitiu colocar em prática o que foi discutido”, explicou a técnica pedagógica Daniela Reis.

Essas escolas foram escolhidas pois já desenvolvem um trabalho pedagógico pautado no compromisso com a formação dos estudantes, realizando ações constantes que possibilitam o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem de forma eficiente e buscando sempre o envolvimento da comunidade. “Precisamos de mais encontros que envolvam não só a gestão, o setor pedagógico e os professores, mas também os auxiliares e a comunidade, para que todos possam vivenciar na prática e contribuir na construção desse ambiente de oportunidades”, disse Daniela.

Projeto Ler o Mundo
A Sala de Leitura, esse espaço construído nas escolas com o Ler o Mundo, tem um papel fundamental nesse processo, pois ela é considerada um espaço de descobertas, de trocas e de pertencimento. “O uso desse espaço pela comunidade é essencial para fortalecer o hábito da leitura e aproximar ainda mais as famílias da escola. O Projeto Ler o Mundo vem justamente para reafirmar essa importância, de abrir as portas da escola para que a comunidade possa participar, ler, aprender e compartilhar histórias”, completou a secretária de Educação, Jenilza Spinassé.

Compartilhe essa notícia: