Cultura de paz nas escolas: Equipe Psicossocial palestra sobre violência e bullying para estudantes dos 4⁰ e 5⁰ anos
A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na manhã e tarde desta terça-feira (11), na Emef José Marcos Rampinell, Bela Vista, uma palestra a estudantes dos 4º e 5º anos sobre a temática de como evitar a violência.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e vem com o propósito de fomentar a promoção da paz na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Assistente Social Ana Maria, uma das atribuições das equipes psicossociais da educação é trabalhar os seis pilares da Cultura de Paz. “Estamos falando de pilares como respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade”, disse.
Desta forma, pensando nos pilares “Respeitar a vida e rejeitar a violência”, esse trabalho vem sendo desenvolvido e voltado para a cultura de paz dentro das escolas. “Hoje, nossa escola recebeu esse importante movimento de conscientização e prevenção contra o bullying. A Assistente Social Ana Maria Santos Leandro da Silva e a Psicóloga Maura Rubia Del Caro estão atendendo um grupo de estudantes dos 4º e 5º anos dos turnos matutino e vespertino para estimular a empatia e respeito às diferenças e solidariedade, promovendo também, a garantia de um ambiente escolar saudável e acolhedor a todos os estudantes”, destacou a diretora Marta Aiolfi.
Ao todo foram 240 educandos que participaram desse trabalho de prevenção ao bullying. “Nós fomentamos valores como respeito às diferenças, empatia, tolerância, cooperação, dentre outros, visto que a escola é um espaço de realidades diversas, buscando assim, respeito mútuo, partindo de ações que promovam o bem-estar comum”, ressaltou a Psicóloga Maura Rubia Del Caro.
Para diminuir a violência social, a escola também conta com o “Projeto Valores”, que objetiva trabalhar os valores para uma boa convivência. “A Equipe Psicossocial vem reafirmando a necessidade das escolas abordarem estes temas, pois a sociedade passa por momentos conturbados, ocasionando situações de violência que desembocam dentro das escolas causando prejuízos emocionais, físicos e sociais a todos”, completou a diretora Marta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18