Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
A Secretaria de Educação (Semed), por meio do Polo UAB, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), promoveu neste sábado (13), um encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa em EaD com foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A).
O encontro síncrono é uma reunião que ocorre em tempo real, onde todos os participantes, no caso os estudantes da pós, estão presentes ao mesmo tempo e se interagem de forma imediata, sendo este, o último momento antes das bancas de defesas das redações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A aula foi mediada pelos professores Juliano Cardoso e Katiuscia Mendes com o objetivo de acompanhar os alunos durante o desenvolvimento das atividades, além de orientar o processo de roda de conversa e conduzir os cursistas em um exercício avaliativo de análise de casos concretos sobre pesquisa em EaD.
Os alunos apresentaram os objetivos de suas atividades e se organizaram em grupos. Já o produto final foi apresentado de forma oral e debatido coletivamente com abordagens metodológicas, técnicas de coleta e análise de dados e integridade acadêmica, além do uso da I.A de forma ética e crítica conforme prega a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os casos concretos abordaram temas como: gestão acadêmica em curso EaD com falhas de comunicação; aplicação do marco de referência da Unesco sobre a IA por docentes EaD; atividades síncronas obrigatórias em cursos de graduação EaD; avaliação da aplicação do DUA em curso de pós-graduação EaD; produção docente de materiais digitais interativos em EaD, dentre outros.
A aluna Suelen Silva de Almeida Matos, que é diretora do Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento do Santos, em Santa Rosa, falou como essa pós tem impactado positivamente suas ações na escola onde trabalha. “Creio que esse curso aperfeiçoa a prática de gestão com os conhecimentos necessários acadêmicos para minha atuação como diretora, além de poder conhecer o ambiente Ead, os marcos legais e as teorias”, disse.
Já a aluna Louise Estorni Vasconcelos de Abreu, que é pedagoga da Rede Municipal de Ensino destacou a importância de se utilizar as técnicas EaD no cotidiano. “Considero de extrema importância podermos utilizar as técnicas de EaD e as tecnologias digitais para o nosso dia a dia no ambiente presencial e físico, pois posso elaborar ferramentas para os professores responderem, quando eles quiserem, o que facilita e muito”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz encerra janeiro sem registros de homicídios
- Desenvolvimento Social orienta população sobre regras e acesso ao Vale-Gás/Gás do Povo
- Santa Cruz recebe Festival Cultural com atrações que valorizam a identidade e a diversidade local
- Confira a programação do final de semana
- Novos profissionais da Educação Integral em Tempo Integral são capacitados. Aulas começam nesta quinta-feira (5)
- Alimentação de qualidade: manipuladores de merenda participam de formação para ingresso no ano letivo
- Saúde: Carreta da Mamografia realiza 1.476 exames e reforça cuidado com a saúde da mulher
- Live especial debate a adaptação respeitosa de crianças e bebês nas primeiras semanas de aula
- Fevereiro Cinza: Prefeitura promove palestra sobre prevenção às lesões musculares
- Prefeitura de Aracruz lança edital da Secretaria de Desenvolvimento Social