CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano

Nesta quinta-feira (3), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) promoveu o tradicional Arraiá do CAPSi nos dois turnos, reunindo cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos pela unidade, em uma festa marcada por afeto, cuidado e celebração da cultura nordestina.
Com bandeirolas coloridas, comidas típicas, apresentação e muita música, o evento encantou familiares e profissionais de saúde. O Arraiá é mais do que uma festividade, simboliza a valorização da convivência, da ludicidade e do acolhimento no processo terapêutico das crianças e adolescentes acompanhados pelo serviço.
O coordenador do CAPSi, Márcio Coração, celebrou a participação expressiva das famílias e o envolvimento de toda a equipe na construção do evento. “É muito gratificante ver nossas crianças e adolescentes curtindo esse momento. O nosso arraiá é fruto de um trabalho coletivo, que acredita no poder do afeto como ferramenta terapêutica. Ver cada sorriso, cada abraço, é perceber que estamos no caminho certo”, disse.
A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, esteve presente no evento e destacou a importância do momento para o fortalecimento dos vínculos afetivos e da autoestima dos usuários. “Aqui, cada detalhe é pensado com amor. O Arraiá do CAPSi é uma forma de dizer às nossas crianças e adolescentes que eles pertencem, que são vistos e cuidados com respeito. É uma política pública que também acolhe com alegria”, afirmou.
Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica, ressaltou a importância de ações como o Arraiá numa visão de gestão humanizada. “Quando planejamos as nossas ações com foco nas pessoas, eventos como esse deixam de ser apenas celebrações e se tornam ferramentas de cuidado, inclusão e transformação social. O CAPSi nos mostra que políticas públicas eficientes são aquelas que também tocam o coração”, destacou.
O vice-prefeito Beto Vieira também prestigiou a festa e falou sobre o compromisso da gestão com a saúde mental infantojuvenil. “Esse Arraiá é a prova de que cuidar das pessoas vai muito além do básico. É sobre olhar com carinho e respeito. Ver essas crianças sorrindo, se divertindo, se sentindo parte de algo me deixa emocionado. Quando a gente investe em saúde com inclusão e afeto, a gente constrói um futuro mais justo e bonito para todo mundo”, comentou.
O CAPSi mostra, mais uma vez, que é possível cuidar com leveza, festejar com propósito e transformar vidas com o que a gente tem de mais bonito: a capacidade de se emocionar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos durante as ações do Clenup Day na orla de Aracruz
- Educação divulga o Edital n.º 24/2025: Processo de Seleção de estudantes e suplentes para o Curso de Extensão em Portos (EaD)
- Revisão do PDM: Prefeitura promove fóruns para coleta de informações e contribuição popular
- NFS-e Nacional: Aracruz se antecipa e lança Portal para orientar contribuintes
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 84ª Chamada
- Entusiasmo e empolgação marcam a abertura oficial da 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Semana do Livro da Biblioteca Pública Municipal de Aracruz vai até 29 de outubro
- 1º Encontro de Caiaqueiros Aracruz acontece no domingo (28), no Rio Piraque-Açú
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 17ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Espaço de Educação Ambiental Elizete Mantovani de Oliveira é inaugurado na Emef Placidino Passos