12 de junho: Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil

Quem nunca ouviu a expressão “trabalho traz futuro”, “ele precisa trabalhar para ajudar a família” ou até mesmo “trabalhar não mata ninguém”. Estas expressões direcionadas a crianças e adolescentes escondem um problema grave no país e no mundo: a exploração do trabalho infantil. O tema ganha um destaque ainda maior nesta sexta-feira pois 12 de junho é Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil.
As atividades de orientação e prevenção acontecem durante todo o ano com a participação de toda a rede de proteção a criança e adolescente e, no mês de junho, foram intensificadas com a campanha para lembrar a data. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz vem realizando uma série de ações informativas como a distribuição de folderes educativos com alerta sobre como identificar os principais mitos em torno do trabalho infantil, o que é o trabalho infantil e como denunciar os casos.
Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Aracruz, Agenilza Martins dos Anjos Lisboa, os cidadãos encontram as orientações a respeito do tema no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Conselhos Tutelares da Sede e da Orla.
Outra forma de multiplicar a conscientização contra o trabalho infantil tem sido a distribuição de kits educativos sobre o assunto para crianças e adolescentes junto com as cestas básicas emergenciais que estão sendo entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social. O kit é composto por um desenho relativo ao tema para a criança ou adolescente pintar, o folder educativo, lápis com o símbolo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e bexiga.
“Hoje trabalhamos com o objetivo de informar a sociedade sobre o trabalho infantil desmistificando todo o senso comum que o envolve. E mostrando aos pais e responsáveis a diferença entre trabalho infantil e a responsabilização familiar que diz respeito a tarefas desenvolvidas dentro de casa e em prol da família, como arrumar a casa, lavar a louça, cuidar de um cachorro. Isso é claro, sem prejudicar seu desenvolvimento escolar e sua parte lúdica, afinal, criança não deve trabalhar; infância é pra sonhar”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos Matos.
Trabalho Infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes em idade inferior a 16 anos. Quando feito na condição de aprendiz, o trabalho é permitido a partir dos 14 anos.
Em caso de trabalho infantil, a população pode denunciar através do Disque 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Não é preciso se identificar. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) funciona por meio do telefone (27) 3270-7433.
Saiba como acionar a rede de proteção:
Conselho Tutelar-Sede
Tel: (27) 3270-7442 / (27) 99852-7537
Conselho Tutelar Orla
Tel: (27) 3270-7441 / (27) 98885-5366
Cras Jacupemba
Tel: (27) 3270-7407
Cras Vila do Riacho
Tel: (27) 3270-7431
Cras Guaraná
Tel: (27) 3270-7430
Cras Itaputera
Tel: (27) 3270-7428
Cras Barras do Riacho
Tel: (27) 3270-7408
Cras Santa Cruz
Tel: (27) 3270-7432
Cras Indígena
Tel: (27) 3270-7491
Cras Morobá
Tel: (27) 3270-7429
Cras Bela Vista
Tel: (27) 99814-9452
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Ação Cidadã integrada acolhe pessoas em situação de rua com cuidado, escuta e dignidade
- Saúde abre inscrições para Processo Seletivo com vagas de níveis médio e superior
- Semana da Agricultura e Sustentabilidade começa com capacitações em comunidades
- Ipasma conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização