Cidade do Sol: Desfile Cívico-Cultural de Aracruz vai retratar belezas e encantos do município
O multiculturalismo, reservas naturais e aspectos sociais do município serão retratados no Desfile Cívico-Cultural de Aracruz, que vai acontecer no dia 07 de abril. Ao todo mais de 4 mil pessoas estarão envolvidas no desfile, de acordo com a Secretaria de Turismo e Cultural (SEMTUR).
Cerca de 14 escolas da Rede Pública Municipal, Estadual e Federal estarão envolvidos no desfile que já é tradição no município. Grupos culturais que atuam com o congo e capoeira, indígenas e dança italiana também estarão presentes. Entidades sociais independentes, como a APAE, Escoteiros e outros projetos que atuam na área serão outros envolvidos no projeto cuja a organização estima um público de até 2.500 pessoas.
Este ano o tema central do desfile será: “Cidade do Sol – Belezas e encantos de Aracruz”, que ainda abre um leque para diversos aspectos do município, como as culturas indígenas, afro e europeia, Reservas Naturais Públicas e Estações, indústrias e economia, além das belezas das praias, rios e manguezais. “Este ano queremos mostrar a força cultural, ambiental e econômica do município. Já o conceito Cidade do Sol nasceu com a intenção de mostrar que além do forte multiculturalismo, temos indústrias fortes, ótimos segmentos econômicos e também que a cidade, assim como o sol, é para todos”.
Ainda de acordo com a secretária, sete bandas marciais e musicais vão dar o ritmo ao desfile, que vai percorrer a Av. Venâncio Flores, no centro de Aracruz. “Vamos ter a participação da Banda Marcial “Ermentina Leal” de Vila do Riacho, Banda Marcial Olimpo Bezerra, do município de Linhares, Banda de Percussão Melódica F.J.P, de Baixo Guandu, Banda Muscial Sol Maior, de Pinheiros, Banda Musical Ten. Jair da Luz, de São Gabriel da Palha, Banda Marcial Manoel C. Miranda, de Serra e o agrupamento da 2ª Cia Independente de Aracruz”, pontuou.
Homenagem à banda de congo mais antiga do Brasil
Fundada no ano de 1798, a Banda de Congo São Benedito do Rosário de Vila do Riacho é hoje a banda de congo em atividade mais antiga do Brasil. São anos de tradição, história e cultura, que serão homenageados durante o Desfile Cívico-Cultural de Aracruz, tendo Dona Astrogilda, Rainha do Congo, o pilar dessa homenagem.
“A Banda de Congo São Benedito do Rosário é nosso tesouro cultural e esse reconhecimento é uma forma de manter viva essa história rica de fatos marcantes e pessoas que dedicam suas vidas por essa paixão”, disse o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
SERVIÇO:
DESFILE CÍVICO-CULTURAL DE ARACRUZ
Quando: 07 de abril
Horário: 08 às 11h
Local: Av. Venâncio Flores, centro de Aracruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)