Concurso Leiteiro movimenta a pecuária leiteira na Expoagrovidas Aracruz

Os agroprodutores de Aracruz tiveram a chance de competir, durante o final de semana, no "Concurso Leiteiro", parte da programação da Expoagro Vidas. A disputa pela maior quantidade e melhor média de leite produzido pelas vacas é uma tradição em festas agropecuárias, além dos shows e atrações diversas. A competição teve início na quinta-feira, dentro do Parque de Exposições, a partir das 07h, e a grande final foi realizada no sábado, a partir das 19h.
A Comissão Organizadora é responsável pela fiscalização dos animais antes e durante a retirada do leite. Após a ordenha, os tonéis numerados passam pela pesagem. Todas as informações necessárias dos animais e seus proprietários são expostas em placas acima da baia de cada animal. Alguns produtores preferem a ordenha manual, como o senhor Edson Antonio, que produz cerca de 100 litros por dia, mas a maioria já utiliza a mecânica, como a senhora Tereza Barcelos Pimentel.
Em 2014, ela levou o primeiro lugar na mesma competição feita na cidade de Linhares. Há 10 anos vive da pecuária leiteira, por influência do pai, Rubens Pimentel, pioneiro dessa atividade em Aracruz. "Conhecemos várias pessoas no Concurso, temos contato com vizinhos que produzem leite e tentamos sempre mostrar o melhor. Acredito que a cidade tem evoluído para uma agropecuária promissora".
São duas modalidades que definem os ganhadores: a livre, ganha quem produzir mais leite; E a Próximo a 30 quilos, em duas ordenhas o produtor deve retirar a quantidade aproximada de 30 quilos (pesagem) de leite. Em três dias consecutivos de prova, as ordenhas acontecem em dois momentos do dia, às 07h e novamente às 19h, período propício para o animal produzir mais leite. Edizio Santos Junior, gerente de Desenvolvimento da Pecuária, Agricultura e Pesca da Secretaria de Agricultura e membro da Comissão Organizadora, explica que o objetivo principal da atividade é promover a interação entre os competidores e incentivar a produção de leite. "Como estamos dentro de um evento da agropecuária, as empresas têm oportunidade de fazer parcerias com os vendedores de insumos, existem medicamentos e rações próprios para a venda. É importante mostrar novas tecnologias e estimular o produtor".
O senhor Antônio Carlos levou o primeiro lugar do Concurso Leiteiro, na categoria livre. Os segundo e terceiro lugares, também na categoria livre, ficaram com a senhora Tereza Pimentel. Já na categoria Próximo a 30 quilos, o senhor Edilson Antonio ficou com o primeiro lugar e Antonio Carlos conseguiu os postos de segundo e terceiro lugares. O filho de Edson teve papel fundamental no sucesso do pai na competição, ele possui conhecimento técnico na área veterinária, o que possibilita melhor desempenho na ordenha.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações