Palestras e debates marcaram o Fórum Permanente da Gestão Indígena em Aracruz
Auditório lotado, palestras e muito debate marcaram a primeira edição do Fórum Permanente da Gestão da Terra Indígena que aconteceu hoje (19) no Teatro Municipal, promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) em parceria com a Associação Indígena Tupinikim/Guarani (AITG), Funai e o Conselho dos Caciques do município de Aracruz.
O evento teve como finalidade criar um espaço específico de discussão política, onde o movimento indígena pudesse definir o caminho a trilhar na luta pelo reconhecimento efetivo dos direitos dos povos indígenas. O tema abordado em forma de Seminário, no Fórum foi a “Identidade Cultural e sustentabilidade nas comunidades indígenas do Espírito Santo”.
O secretário de cultura, desporto e lazer, Prof. Dr. José Maria Coutinho achou o encontro altamente positivo. “Os índios já estão despertos e prontos para realizar as parcerias que os levarão ao desenvolvimento de sua economia, cultura e sociedade. Neste encontro, foi valorizado o espírito coletivo dos índios na reconstrução de suas culturas e suas vidas, além de serem discutidas as experiências de sustentabilidade nas aldeias. Os índios saíram do evento mais confiantes nas intenções da sociedade brasileira e na prefeitura que se esforça constantemente para levar melhorias a estas comunidades”, finalizou.
O Fórum ainda teve o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Seag/ES, Sedu/ES, Sejus/ES, Setur/ES, Incaper/ES, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Programa Luz para Todos, Aracruz Celulose, Instituto Terra, Ufes e das secretarias municipais de Turismo, Desenvolvimento Social, Agricultura, Educação, Saúde e Ouvidoria.
Para o cacique Tekoá Porá, Toninho Guarani, o Fórum é o início de uma discussão que poderá trazer muitos benefícios para as aldeias. “Queremos que estes seminários possam se tornar instrumentos que irão nortear as nossas lutas e melhorias nas comunidades indígenas”. O professor de história, Magno do Nascimento, ressaltou a importância de um espaço para os índios apresentarem seus anseios. “Este Fórum é uma oportunidade que a comunidade indígena está tendo para falar sobre suas conquistas, mas também para mostrar as suas necessidades e trocar experiências”.
De acordo com o gerente de cultura da Semuc, Marcelo Ucelli, o Fórum foi excepcional. “O encontro superou todas as expectativas. O Fórum foi uma oportunidade de discutir a base filosófica, a natureza do poder político nas comunidades indígenas, a sustentabilidade, e a identidade e cultura dos povos indígenas”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"