Curso de Acolhimento para capacitar profissionais da saúde em Aracruz
A capacitação profissional na saúde de Aracruz não para. O tratamento ao paciente, que é figura principal de qualquer sistema de saúde, foi motivo da qualificação que reuniu quase 100 profissionais da área, em três dias, num curso que reforçou os preceitos da assistência ao usuário, do momento em que entra em um posto de saúde, até sua saída. O “Curso de Acolhimento” aconteceu graças a uma parceria entre a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, e o Instituto Excellence, que trabalha em cooperação técnica de saúde no município.
Realizado no auditório da escola municipal Placidino Passos, o curso foi desmembrado em 28/04, 06/05 e 07/5, com 33 participantes por dia, com o intuito de fazer uma reflexão sobre o atendimento atual, melhorar esse amparo profissional e satisfazer as necessidades do paciente enquanto permanecer na unidade de saúde, ou outra dependência do sistema. Participaram das aulas, técnicos de enfermagem, assessores dos locais de atendimento médico, recepcionistas e auxiliares de consultório. As oficinas trabalharam temas sobre comportamentos do profissional, que afetam relações com o usuário, motivação no trabalho, humanização e trabalho em equipe.
ACOLHIMENTO
O encontro entre pessoas que têm uma necessidade (paciente) e outras que, por meio de conhecimentos especializados e equipamentos adequados, conseguem solucionar esses problemas (profissionais) é o que caracteriza o acolhimento. Esse encontro, desde o início, envolve sentimentos que facilitam ou dificultam a interpretação do médico sobre a enfermidade e é aí que surge a necessidade de capacitação no aperfeiçoamento desse encontro inicial.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"