Prefeito Marcelo Coelho sanciona lei que reclassifica a Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-açu e Piraquê-mirim
A lei nº 3.739/2013, sancionada pelo prefeito Marcelo Coelho, alterou a categoria da unidade de “Conservação Reserva Ecológica” dos Manguezais Piraquê-açu e Piraquê-Mirim para a categoria de “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal” Piraquê-açu e Piraquê-Mirim.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Desta forma, essa reclassificação vem com a finalidade de atender os estudos técnicos de reavaliação expostos no Plano de Manejo, que é uma obrigação prevista no art.55, da lei Federal nº 9.985/2000, que regulará a posse e o uso das áreas ocupadas pelas comunidades tradicionais, que deverão participar da preservação, recuperação, defesa e manutenção da unidade de conservação.
A reserva vem com o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Competência do poder público
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) tem a competência de administrar e fiscalizar a reserva. Também cabe à administração pública firmar convênios com órgãos e entidades públicas e privadas para viabilizar a implementação e a gestão da Unidade de Conservação.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-açu e Piraquê-Mirim será gerida por um Conselho Deliberativo e presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituídos por exemplo, por representantes dos órgãos públicos, da comunidade científica, órgãos não governamentais ambientais, além de associações de moradores de comunidades do entorno.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte