Em uma ação inédita, Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos implanta serviço de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos para agricultores
A moradora de Lagoa de Baixo, em Jacupemba, Zita Campos Sepulchro e seus familiares, receberam em sua propriedade, no último sábado (9/11), uma equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) da Prefeitura de Aracruz, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Erick Musso, que estiveram no local para conscientizar os moradores sobre a importância da seletividade dos resíduos sólidos, o que culminou em um projeto municipal inédito.
A ação surgiu após uma solicitação feita pela moradora ao presidente da Câmara, para que fosse realizada uma limpeza no terreno em que ela vive juntamente com outras oito famílias. “Há muitos anos venho pedindo a administração um apoio quanto à limpeza do nosso terreno e o descarte dos resíduos gerados na propriedade, visto que os caminhões de coleta do município não chegam no local. Com isso, o acúmulo de resíduos na propriedade é grande”, comenta.
Nesse contexto, após vistoria no local, observando que se tratava de uma área particular, foi recomendado aos moradores a limpeza do local, e como apoio, a prefeitura em parceria com a Ambitec, disponibilizou uma caçamba para recolhimento dos resíduos.
Na oportunidade, foi implantado o serviço de coleta seletiva na propriedade, com a disponibilização de “Bags” - grande sacolas - para armazenamento do lixo reciclável e conscientização dos moradores quanto ao descarte correto dos resíduos. Desta forma, será programada temporariamente, junto ao processo de coleta seletiva do município, que já ocorre em alguns pontos, a coleta do material adequadamente separado.
A gerente de Limpeza Pública e Coleta Seletiva, Juscela Mara Del Pupo, parabenizou os proprietários pela iniciativa de separar do lixo comum, alguns resíduos recicláveis, que foram armazenados em sacos plásticos e dispostos em locais cobertos. “Diante deste cenário, não nos exitamos em elaborar um projeto específico dentro do programa Descarte Consciente - Coleta Seletiva, que abrangesse os agricultores de forma específica, visto que se trata de um projeto inédito para o município, uma iniciativa que culminou em um projeto municipal”, explica.
Juscela Mara disse ainda que existe a pretensão, juntamente com o apoio da Secretaria de Agricultura, de Meio Ambiente e da Câmara Municipal, em estender o projeto a outras propriedades, com o intuito de fomentar o descarte correto dos resíduos recicláveis e perigosos, a educação ambiental, logo a preservação do meio ambiente.
Com relação aos resíduos recolhidos, estes serão encaminhados a um centro de triagem do município, para que sejam separados, enfardados e leiloados. Existe também uma ressalva quanto ao cuidado no manuseio e armazenamento de vidros, para evitar acidentes.
Resíduos perigosos
Além dos resíduos que podem ser recicláveis, existem os considerados perigosos ao meio ambiente e à saúde. São aqueles que necessitam de um cuidado especial (manuseio, armazenamento e descarte), como as lâmpadas, pilhas, baterias e recipientes de agrotóxicos. “Neste sentido, os proprietários foram conscientizados quanto ao armazenamento diferenciado para este tipo de resíduo. Posteriormente, serão coletados e o descarte correto será realizado pela prefeitura juntamente com o programa de logística reversa”, explica a gerente.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS DA AÇÃO
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada