Reforma e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná já mostram resultados positivos

Desde janeiro deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná começou a entrar em operação, após as obras de reforma e modernização, os resultados se mostram bem positivos. As águas que são devolvidas ao meio ambiente estão limpas e claras.
“Após a execução das obras, é visível a melhora do efluente tratado, a água que está voltando para o meio ambiente. Ela está clara, transparente, uma melhoria visível em relação ao período antes da reforma. Posso afirmar que os equipamentos técnicos da ETE estão funcionando acima dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais e de saúde”, disse o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler.
A reforma da ETE de Guaraná a deixou mais moderna, com uma cobertura que já abrange 94% da localidade. A estação opera plenamente e removeu 98% da carga orgânica no mês de março (Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO), índice este bastante superior ao exigido pela legislação ambiental.
O local passou por readequações estruturais, melhorias em todo o sistema hidráulico, mecânico e renovação de todo sistema elétrico de potência com novos painéis de comando e equipamentos. Quando foi visitar o andamento das obras, em dezembro do ano passado, o prefeito Dr. Coutinho afirmou que investir nas obras de reforma e modernização da ETE é contribuir com a melhoria da saúde pública, preservação do meio ambiente e integração social.
“Ampliar a capacidade de captação da rede de esgoto do município é um fator primordial para a saúde da população, e de extrema importância para a saúde pública. Com isso, a comunidade tem um ganho significativo na questão ambiental, que contribui para o equilíbrio de todo o sistema”, comentou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte