Saúde realiza ações para sensibilizar a importância do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), em parceria com a APAE, realiza de 26 a 29 de abril, ações voltadas para a sensibilização da população quanto ao Autismo. As atividades, que são destinadas a técnicos, familiares e a sociedade em geral, abordam as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do considerado típico.
Dentre as atividades está a realização de palestras que abordam o autismo nos dias atuais e uma roda de conversa para pais e responsáveis por pessoas autistas trocarem experiências como forma de contribuir no dia a dia um do outro. Todos os momentos terão a presença de profissionais da saúde.
“A conscientização sobre o TEA é fundamental para promover a inclusão dessas pessoas na sociedade. Entendemos a importância dessa luta por respeito e igualdade e, por isso, desenvolvemos essas atividades com o objetivo de que todos possam entender, respeitar e levar essas informações à diante”, falou Rosiane Scarpartt, secretária da Semsa.
Para Flávia Cândida, mãe do Lucas de cinco anos e que foi diagnosticado com autismo aos três, as ações vão contribuir de forma positiva para a conscientização da população. “É importante que o Poder Público promova essas atividades por meio de suas políticas públicas, visando melhorar estes estigmas e preconceitos. É comum sair com o meu filho, que tem o perfil mais agitado e grita, e as pessoas pensarem que eu não o educo, sendo que na verdade são os sintomas do TEA, especialmente se exposto a alguma hiperestimulação”, argumentou.
As atividades vão de encontro com a Lei Municipal Nº 4.377, proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, onde foi instituído no calendário oficial de eventos da cidade o “Abril da Inclusão”, mês dedicado às ações inerentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Flávia Cândida comentou, ainda, que a Lei provoca ações do Poder Público e até mesmo da sociedade civil com o intuito de aumentar o nível de conscientização em relação aos portadores do TEA. “A legislação possibilita a todos promover o melhor acolhimento nas escolas públicas e privadas, nos ambientes públicos, no comércio e até mesmo que o portador de TEA adulto se coloque no mercado de trabalho, de acordo com o seu talento desenvolvido e estimulado, ainda na primeira infância”.
“Essas ações estimulam ainda que os pais e familiares busquem o diagnóstico adequado e a colocação dessas pessoas, ainda em tenra idade, às terapias de estimulação, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia comportamental, arteterapia, equoterapia, dentre outros, que possibilita minimizar os impactos do TEA no cotidiano dos autista e de suas famílias, desenvolvendo seus próprios potenciais”, finalizou.
Programação “Abril da Inclusão”
28/04, às 18h30 – Palestra para os pais ou responsáveis, com a terapeuta ocupacional Evelyn Freitas, que será realizada na APAE Aracruz.
29/04/, às 18h30 – Roda de conversa na APAE Aracruz, ministrada pela psicóloga Marta Rossoni, e com Flávia Cândida, mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito