Semam realiza ação para recuperação de manguezal
A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), que visitaram o local na manhã da última segunda-feira (28), junto a alunos de doutorado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus, técnicos do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), empresa que representa a Suzano, e moradores das comunidades de Baiacu, Boa Vista, Pirassununga e Santa Rosa.
A ação se deu por meio de uma visita do prefeito Dr. Coutinho, junto do secretário da Semam, Aladim Cerqueira, à comunidade de Pirassununga, que solicitou a recuperação do mangue que, em 2016, foi atingido por uma forte chuva de granizo e sofreu a perda de 500 hectares de vegetação. O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.
Diante da solicitação da comunidade, foi marcado um outro encontro com as equipes técnicas que se reuniram com um grupo de catadores e pescadores para traçar estratégias de recuperação do ecossistema, como o plantio e coleta de propágulos, que são as estruturas reprodutiva da planta que formam o manguezal.
“A recuperação do manguezal é importante para termos um ecossistema sadio e equilibrado. A colaboração dos catadores é muito valiosa para o sucesso do projeto, afinal, eles são os guardiões do manguezal. O manguezal, além de ser um gerador da renda para a comunidade do entorno, é berçário da vida marinha”, destacou Rhayrane Pedroni, subsecretaria da Semam.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito