Prefeitura sanciona lei para atendimento preferencial a pessoas portadores de fibromialgia

A Prefeitura de Aracruz sancionou a Lei Nº 4.332 de 16/10/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia e a inclusão do símbolo mundial que identifique a doença nas placas ou avisos de atendimento preferencial no município.
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, acometendo 2% da população, sendo mais frequente em mulheres. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Luiza Medina, de 29 anos, foi diagnosticada com a doença em 2019 e comemora a aprovação da lei. “Esse ato é um marco para o município, porque só quem tem a doença sabe como é. Às vezes, uma simples ida ao supermercado ou ao banco, se torna incapacitante. Parabenizo Aracruz por estar à frente junto aos portadores de fibromialgia, pois com certeza, vai ajudar muito quem sofre com essa doença”.
A Lei foi apresentada em 2019 pela então vereadora Dileuza Marins, que atualmente atua como secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz. Ela afirma que A ideia do Projeto de Lei surgiu da necessidade de proporcionar às pessoas afetadas pela fibromialgia um tratamento diferenciado. “Apesar de ser uma doença que se tornou comum e que causa dores em todo o corpo, além de fadiga e distúrbios do sono, atingindo as mulheres em maior proporção, não havia no município de Aracruz, uma lei que garantisse um atendimento específico para essa síndrome. Agora os pacientes poderão receber atendimento preferencial na rede municipal de saúde, tanto da pública como da privada, possibilitando a melhoria na qualidade de vida”.
De acordo com a secretária de Saúde de Aracruz (Semsa), Rosiane Scarpatt, a doença causa muita dor e com a aprovação da lei, será possível dar celeridade aos atendimentos das pessoas portadoras da fibromalgia. “Por muitas vezes a pessoa pode estar acometida com outra doença, mas acaba sentindo as dores que a fibromialgia causa e assim, piorando o diagnóstico. Com isso, os portadores da doença, terão um atendimento mais rápido, facilitando a ida aos lugares, beneficiando a saúde, com redução de espera quando for necessário, pois agora terão os seus direitos conforme apresenta a lei sancionada”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada
- Expo Aracruz: Prefeitura divulga o Resultado Provisório para o Camarote do Show
- Iª Oficina de Diagnóstico do Projeto Orla Aracruz acontece no Sesc de Praia Formosa
- Evento discute logística, investimentos e reforma tributária em Aracruz
- Itália Unita chega à 13ª edição fortalecendo a cultura e as tradições italianas em Guaraná
- Gestores escolares lançam aplicativos inovadores para estimular a fluência leitora