Criança fora da escola não pode: Campanha de combate à evasão escolar conscientiza moradores

O Lions Clube de Aracruz, em parceria com a Secretaria de Educação da prefeitura, promoveu neste sábado (07/08), no centro da cidade, uma campanha de combate à evasão escolar. Na ocasião foram distribuídos Kits com máscaras feitas pelos detentos do CDPA, além de panfletos informativos com dados relacionados à saída de crianças e adolescentes das escolas.
O presidente do Lions Clube de Aracruz, Gustavo, explicou o que o motivou a promover essa ação. “A ação de sábado (07/08) foi proposta pelo Lions Clube, pois queríamos fazer algo relacionado à evasão escolar, pela necessidade. Queremos conscientizar os pais. Tivemos a parceria da Semed para nos ajudar a prestar uma ajuda, passando dados sobre essa evasão escolar. Fizemos a distribuição de panfletos informativos e de kits com máscaras confeccionadas pelo CDPA no centro da cidade. Queremos ampliar essa ação nas escolas da Rede Municipal de Ensino para abordar as crianças, o que será uma integração muito importante”, disse.
Para a secretária de educação, Jenillza Spinassé, a campanha vem integrar o Programa Busca Ativa Escolar, já instituído pelo município. “Por meio do Programa Busca Ativa Escolar participamos dessa ação com o intuito de resgatar os estudantes que estão fora da escola, ou aqueles em idade escolar não matriculados. Com o lema "Fora da Escola não pode”, estamos promovendo campanhas em parcerias com diversos órgãos. Além do Lions Clube, o SAAE também incluiu a campanha no contracheque do servidor. Estamos em busca de outros parceiros”, afirmou.
No último dia 5 de maio, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, instituiu via Decreto 39.685, a Plataforma Busca Ativa Escolar: Fora da escola não pode!” e iniciou seu novo ciclo de atividades. Trata-se de uma iniciativa que vem para apoiar o município na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono escolar, disponibilizando dados que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão e permanência desse estudante no ambiente escolar.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Por meio dessa plataforma o município de Aracruz fica munido de dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada