Equipe de fiscalização ambiental realiza apreensão de caranguejos-uçá

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizou na madrugada desta quinta-feira (26), a apreensão de centenas de caranguejos da espécie Uçá. Os animais foram encontrados já ensacolados nas localidades de Córrego Fundo (Agrião), Irajá e Santa Rosa (Lameirão).
A Semam também já promoveu a soltura dos animais em seu habitat natural, e continuará atuando de dia e noite, realizando rondas em áreas comuns contra a pesca e cata de crustáceos em períodos proibitivos, sendo que durante a andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado.
Vale ressaltar que o segundo período da andada do caranguejo se iniciou no último domingo (22) e segue até esta sexta-feira (27). Já o terceiro período vai do dia 21 a 26 de fevereiro. A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, quando os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos.
Nesse período ficam proibidas a captura, manutenção em cativeiro, o transporte, assim como o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, sendo vedada inclusive a importação para outros municípios ou estados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo