Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 12 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Imetame, vem realizando em escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Jovens Artistas. A ação visa promover a inclusão e a diversidade, criando um espaço onde todos os estudantes possam participar e se expressar livremente por meio da arte visual, com pinturas em diferentes suportes e muros. Nesta semana, as oficinas se iniciaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Bárula Neves dos Santos e na Escola Municipal Pluridocente Indígena (Empi) Irajá. Já na próxima semana será a vez das Emefs Álvaro de Souza e Zenília Varzem Ribeiro.

Os trabalhos estão sendo feitos com a ajuda da artista plástica, muralista e arquiteta Laís Thomazini Barbosa, que estimula as equipes e fomenta a colaboração entre os participantes durante a criação do mural, além de incentivar a cooperação e o respeito mútuo. “A ideia surgiu de uma parceria com a idealizadora @walkmarpeoducoes. O projeto traz o contato das crianças com a arte, promovendo um espaço onde elas possam sentir e expressar sua cultura de maneira genuína, trazendo à tona sentimentos, cores e a cultura que está no seu coração. A oficina de ecobag/bolsa, por exemplo, traz para as crianças um espaço livre de expressão, assim elas podem levar para onde forem um pedaço da sua arte e cultura”, disse Lais.

Ainda segundo a artista, “a construção do muro da escola é a transformação coletiva, onde todos juntos contribuem para colorir o espaço, trazendo vida, cor e a cultura da cidade estampada logo na entrada. Todos participam, todos fazem parte, todos podem ser quem genuinamente são, vindo à tona os verdadeiros jovens artistas que eles já são”, completou.

Nesse primeiro momento, o projeto está assistindo 370 estudantes com oficinas ecobag, doação de mobiliário com acervo de livros e materiais de pintura para apoio na realização das oficinas, além da oficina de muralismo, em que uma pintura é realizada em muro interno ou externo das escolas. “Essas oficinas propostas pela artista plástica Lais estão sendo uma atividade muito educativa. Nossas crianças e adolescentes estão aprendendo técnicas e sendo orientadas. Elas também utilizam livros de apoio, o que estimula a imaginação e a conscientização ambiental”, ressaltou a técnica pedagógica Lucimara Machado.

Muralismo
A oficina de muralismo ensina práticas e técnicas de pintura mural com foco no folclore brasileiro e na natureza, explorando figuras, histórias e símbolos tradicionais. Durante a atividade, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos pintando o muro externo da escola, com o tema da natureza, que representa a comunidade onde a escola está inserida, celebrando a rica herança cultural e ambiental de Aracruz. “O projeto foi uma experiência colaborativa e profundamente educativa. É gratificante ver nossos estudantes expressando suas criatividades e se conectando com a cultura nacional por meio da arte”, destacou a diretora da EMEF Professora Bárula Neves dos Santos, Zildete Pio Morete Dias.

Ecobag/bolsa
Conforme a diretora da EMPI Irajá, Mariane Marques Ferreira Vicente, uma oficina cheia de criatividade faz com que cada criança possa expressar sentimentos e emoções por meio de desenhos e tintas. “A oficina de pintura em ecobags foi marcante, colaborativa e estimulou nossos meninos e meninas a desenvolverem técnicas de pintura com orientação da artista plástica Laís, utilizando livros de apoio. A atividade foi um estímulo à imaginação e à conscientização ambiental, além de permitir que cada um pudesse personalizar sua própria ecobag” disse.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: