Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo

Publicado em: 10 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera, uma cerimônia de inauguração da Biblioteca Alberto Mussa. A ação faz parte do Projeto Ler o Mundo, uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Imetame e Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz.

Compuseram a mesa de autoridades, a diretora da escola, Sueli Alves; a secretária da Educação, Jenilza Spinassé; o Secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Carlos Bravo; a assessora parlamentar, Gleiciane Matos, representando o presidente da Câmara Municipal de Aracruz, Jean Pedrini; o presidente da Associação de Moradores do bairro Itaputera, Paulo Ferreira Santiago; a presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg; representando a Imetame, Katiane Marques, além do assessor da Casa Civil, Sérgio Duran, representando o Governo do Estado do Espírito Santo.

Antes mesmo das falas das autoridades, três estudantes foram à frente fazer uma apresentação de leitura da biografia de Alberto Mussa, um premiado escritor brasileiro, cujo nome foi dado à biblioteca/Sala de Leitura em sua homenagem. Em seguida, a diretora Sueli Alves agradeceu as parcerias e destacou a importância dessa sala de leitura para sua escola. “É com muita alegria e gratidão que hoje celebramos esse momento muito especial para Emefti Eurípedes Nunes Loureiro. Com essa valiosa parceria com o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Imetame e prefeitura, estamos inaugurando nossa biblioteca. Esse espaço será destinado à leitura, ao conhecimento e à cultura, enriquecendo a vida de nossos estudantes e de toda comunidade escolar”, disse.

A presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento Cristina Oldemburg lembrou da grande caminhada percorrida até a inauguração da biblioteca. “Esta foi uma caminhada muito importante e de muitos desafios. Queria agradecer a todos pela participação. Nessa jornada bacana, sei que os professores, mediadores da leitura, também adquiriram bastante conhecimento com as formações. Atualmente Aracruz conta com seis mediadores de leitura, e essa biblioteca inaugurada aqui hoje, é a de número 906 em 250 secretarias de educação de todo o país. São 23 anos nos alimentando de culturas diferentes e adquirindo um grande amor pelo Brasil. Os livros são instrumentos que nos permitem conhecer coisas muito interessantes. Viajem na leitura”, destacou.

Finalizando as falas, a secretária Jenilza Spinassé ressaltou a importância da leitura na vida de cada criança, lembrando do belo trabalho desenvolvido pelos funcionários da escola e mediadores da leitura. “Hoje fui parada por uma aluna que me disse que ama estar em sua escola. Isso só tem um significado, que essa escola acolhe, e esse é o primeiro dever do educador, acolher. Percebo isso na alegria de cada funcionário ao acolher as crianças, além desses professores voluntários, mediadores da leitura, que além de cumprirem com seus afazeres, ainda dedicam tempo a esta causa tão linda, que é valorizar esse momento de levar a leitura além dos muros da escola”, lembrou.

As crianças ainda puderam se interagir com os atores “Lê” e “Léia”, que contaram uma divertida história, falando da importância dos livros, como eles nos permitem ampliar nossos conhecimentos, fazendo um contraponto com a atual conjuntura dos celulares e tablets, o que criou um grande desafio, que é justamente afastar as crianças das telas e do mundo da internet.

Após a cerimônia, todos foram convidados a se dirigirem à biblioteca para conhecer o mais novo espaço de leitura da escola, onde foi feito o descerramento da placa. Essa biblioteca comunitária conta com 500 títulos duplicados, ou seja, 1.000 livros físicos, além de outros 513 livros digitais e 82 audiolivros com clássicos nacionais e estrangeiros para o público infantojuvenil e adulto, permitindo a democratização da leitura para além das regiões onde são instaladas as salas de leitura, ampliando o alcance do projeto.

 
 

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