Defesa Civil de Aracruz se reúne com Coordenadores Regionais para fortalecer ações de prevenção e assistência

Na manhã dessa terça-feira (21) se reuniram na Prefeitura de Aracruz representantes da Gerência de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Governo (Segov), do Corpo de Bombeiros e das Coordenações Regionais de Apoio com objetivo de discutir o tema “Somos todos responsáveis pelas ações de resposta a desastres naturais”.
Na reunião foi apresentado o trabalho realizado pela Defasa Civil, mostrando os serviços prestados, inclusive com registros fotográficos de desastres ocorridos no município. O Gerente de proteção e Defesa Civil, Daniel Rocha destacou a importância desse momento. “É de extrema importância a participação dos coordenadores dos apoios nessa discussão, pois os desastres acontecem nos bairros, nos distritos, ou seja, na ponta da linha onde se encontra e vive o cidadão”.
Daniel ressaltou ainda que os coordenadores vivem nas comunidades mais distantes da sede e podem se articular junto a outros setores e secretarias quanto aos primeiros atendimentos e o restabelecimento dos serviços essenciais de urgência até que a Defesa Civil chegue ao local.
“É um orgulho promovermos essa discussão demostrando que estamos no caminho certo e, efetivamente, fazendo a gestão do risco de desastres, ações de prevenção, mitigação e preparação. A nossa preocupação é a preservação de vidas”, ressaltou o secretário de Governo, Paulo Neres.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Sossai explicou que esses momentos fazem parte da preparação de pessoas para atuarem em ações de prevenção e em situações como fortes chuvas, alagamentos, incêndios e outros. A Defesa Civil não está concentrada nos agentes, mas sim no conjunto de pessoas orientadas em dar uma reposta mediante uma situação de risco. Reuniões como essas fortalecem o sistema e consequentemente teremos uma melhor resposta para o cidadão que estiver em necessidade no momento de um desastre”.
Sossai falou ainda sobre a importância do Plano de Contingência que estabelece um conjunto de medidas que devem ser colocadas em ação em casos de emergência. “O planejamento garante mais efetividade às ações de resposta. O Plano de Contingência visa promover uma ação integrada entre todas os setores da prefeitura e de órgãos externos com o objetivo principal de promover uma resposta rápida e eficaz frente às situações de emergência”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo