Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual

O município de Aracruz segue consolidando seu protagonismo na pauta do desenvolvimento urbano sustentável. A 7ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no dia 14 de maio, no Auditório do Sesi/Senai, foi oficialmente validada pelo Governo do Estado, reconhecendo a seriedade do processo, a ampla participação social e a contribuição estratégica do município na construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Os municípios capixabas tinham até o dia 30 de junho para realizar as conferências. Aracruz mais uma vez se antecipou e demonstrou maturidade institucional, planejamento estratégico e compromisso com a agenda urbana. A validação estadual confirma que todos os requisitos técnicos e participativos foram plenamente cumpridos, garantindo ao município representatividade na próxima etapa estadual.
Durante o encontro, gestores públicos, lideranças comunitárias, técnicos e representantes da sociedade civil participaram de uma escuta qualificada, contribuindo ativamente para a formulação de diretrizes que visam tornar as cidades mais justas, democráticas, sustentáveis e inclusivas.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Larissa Baroni, destacou que a validação da conferência reafirma o papel de Aracruz como agente ativo na formulação de políticas públicas baseadas em evidências e participação cidadã. “A Conferência das Cidades é parte de uma agenda integrada que inclui o novo Plano Diretor Municipal e o planejamento estratégico de longo prazo. Esse momento é de escuta ativa e construção coletiva. Ter nossa conferência validada reforça que estamos no caminho certo. A validação chancela o compromisso de Aracruz com uma gestão urbana moderna, técnica e conectada com os desafios contemporâneos dos municípios brasileiros”, pontuou.
O prefeito Dr. Coutinho reiterou que a participação de Aracruz na construção da PNDU é uma demonstração concreta do compromisso da gestão com a qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos fazendo o dever de casa com responsabilidade e visão de futuro. A realização da nossa conferência com a participação de diversos atores da sociedade foi muito produtiva e mostra que Aracruz está preparada para contribuir com as grandes decisões que irão moldar as cidades brasileiras nas próximas décadas. Com a conferência já validada, Aracruz se prepara agora para participar ativamente da Etapa Estadual”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo