Aracruz entre as dez cidades do ES mais transparentes no combate à Covid-19

Aracruz é uma das cidades capixabas mais transparentes no combate à Covid-19, de acordo com avaliação realizada pela Ong Transparência Capixaba. O município aparece na 9ª colocação no ranking com base no guia “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19”, produzido pela Transparência Internacional – Brasil, em parceria com o Tribunal de Conta da União (TCU).
A entidade realizou o levantamento em 25 municípios com mais de 30 mil habitantes e avaliou informações referentes às aquisições e contratos realizados durante a pandemia que estão disponibilizados de uma forma clara e objetiva ao cidadão. Aracruz alcançou a pontuação de 68,5 e o resultado bom na análise final da Ong.
Ao todo, foram avaliados 34 itens, divididos em cinco categorias, cada uma com um peso diferente: informações essenciais (4), informações desejáveis (2), dados abertos (4), legislação (2) e controle social (4). A avaliação reúne quatro classificações: ótimo, bom, regular e ruim.
Segundo a secretária de Saúde, Clenir Avanza, o resultado alcançado reflete o compromisso da Prefeitura de Aracruz com a transparência cada vez maior, permitindo ao cidadão aracruzense acesso às informações de maneira rápida. “Todas as informações sobre contratos que a administração firmou, de modo emergencial, para desenvolver as ações necessárias para controle da Covid-19 estão disponíveis para população. Esse bom resultado no ranking de transparência no combate à Covid-19 é o reconhecimento de um trabalho de equipe realizado com agilidade, transparência e excelência”, comemora Avanza.
Mais uma vez a Prefeitura de Aracruz se destaca em um ranking de transparência
Esta não é a primeira vez que Aracruz se destaca em um levantamento sobre transparência. No ano de 2019, com dados referentes a 2018, a cidade havia alcançado a décima melhor pontuação no ranking brasileiro de transparência. Na época, a avaliação feita com base em estudos e pesquisas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro foi divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° revela os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017) que apresentaram resultados positivos no cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal.
Nesta escala, Aracruz atingiu a pontuação de 9,64, sendo que as notas variavam de 0 a 10. No ranking geral de municípios, na ocasião, Aracruz também ocupou uma posição de destaque chegando ao 4º lugar, apenas abaixo de Serra (1º lugar - 9,95); Vitória (2º lugar - 9,85) e Vila Velha (3º lugar – 9,77).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde