Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde

Publicado em: 09 de setembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde

Profissionais e estudantes da área da Saúde tiveram a oportunidade de participar, nesta terça-feira (09), de uma palestra sobre “Morte Encefálica e Doação de Órgãos: aspectos técnicos, éticos e humanização no cuidado”. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte das ações em alusão ao mês Setembro Verde.

O momento foi conduzido pelo médico intensivista e orientador do Comitê de Morte Encefálica (CDME), Dr. Jonas Giuberti Júnior, que abordou pontos importantes durante o processo de morte encefálica e doação de órgãos, unindo conhecimento técnico, ética e a importância da humanização no processo de doação. 

“O Setembro Verde reforça a importância da doação de órgãos, mas esse é um tema que precisa estar em pauta o ano inteiro. E esse momento é mais uma oportunidade de fortalecer esse diálogo e conscientizar a população sobre a relevância desse gesto que salva vidas”, destacou Dr. Jonas Giuberti Júnior.

O médico ainda falou sobre o projeto que idealiza desde 2019. “O ‘Doe Vida ES’ vem para fortalecer esse tema, com informações relevantes e técnicas e assim, e incentivar as pessoas a realizarem a doação de seus órgãos”, pontuou. 

Para a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt, promover essa discussão é fundamental para fortalecer a cultura da doação de órgãos. “Muitas vezes achamos que esse assunto deve ser só em ambientes que necessitam da decisão do sim ou não. Mas esse é um assunto que deve ser frequente em nosso dia a dia. Quando falamos em morte encefálica e doação, tratamos de ciência, ética e, principalmente, de humanidade. É a oportunidade de transformar dor em esperança e de recomeço para muitas famílias”, finalizou.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: