Central Integrada de Segurança Pública ajuda de forma expressiva a atuação da Polícia Militar em Aracruz

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) divulgou no início deste mês que o município de Aracruz teve o menor número de homicídios dentro da Região Norte, com 55,6% a menos no comparativo com 2019, sendo que com relação ao período de janeiro a maio, foram 12 mortes violentas, contra 27 do ano passado.
Já nos últimos 22 anos Aracruz registrou no primeiro semestre de 2020 o menor número de homicídios dolosos consumados. Foram somente cinco casos contra 22 ocorridos no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 77%. De acordo com o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), tenente-coronel Cláudio Silva, a Central Integrada de Segurança Pública (Cisp) tem ajudado de forma bem expressiva na atuação da PM, o que contribuiu para a redução deste indicativos. “O Cerco Eletrônico e as câmeras de videomonitoramento têm evitado muitos assaltos e ajudado a prender os infratores, além de permitir a localização de veículos suspeitos que rondam nosso município”, comenta.
Recentemente a CISP flagrou e acompanhou um indivíduo tentando atropelar uma outra pessoa. A Polícia Militar foi acionada, compareceu ao local e o prendeu em flagrante por tentativa de homicídio. Desta forma, as câmeras impediram esse crime, além das imagens serem usadas como prova da ação para a conclusão do inquérito policial.
Ainda segundo o tenente-coronel é muito importante que a Prefeitura de Aracruz mantenha essa ferramenta no combate à criminalidade. “A manutenção da CISP é primordial, pois os resultados alcançados até o momento são inquestionáveis. Neste ano de 2020, só no município de Aracruz, temos uma redução de 78,2% do total de homicídios em relação 2019, sendo que, no mês de junho, tivemos nenhuma morte na área de nosso batalhão”, disse.
O comandante ainda lembrou que esta integração entre os órgão públicos também ajuda no planejamento de ações futuras. “Vale ressaltar que a integração entre as Polícias Militar, Civil e os órgãos municipais é muito importante, pois é por intermédio dela que nós conseguimos traçar metas e meios que nos permitem trabalhar da melhor forma para contribuir com o aumento da qualidade de vida da sociedade aracruzense”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde