Equipe da Secretaria de Saúde da PMA testa Asilo e Casa de Repouso de Aracruz

Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz realizou testes para Covid-19 em todos os idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Município de Aracruz. A medida foi adotada para prevenir a contaminação dos grupos de risco diante da pandemia e ocorreu na tarde da última quinta-feira (25/06) e na manhã de sexta-feira (26/06).
Segundo a secretária de saúde Clenir Avanza, o objetivo dessa análise era saber a situação das ILPIs para evitar possíveis surtos. “Depois de verificada a situação dos dois locais, a atenção primária, junto com a vigilância epidemiológica, fará o acompanhamento e o monitoramento dos residentes e funcionários”, explica Clenir.
De acordo com a secretária, todos os idosos testaram negativo para o novo coronavírus e apenas dois funcionários, um de cada instituição, tiveram resultados positivos. “Os dois já estão afastados, em isolamento e todas as medidas adequadas estão sendo tomadas”, constata Avanza.
Ao todo foram testadas 128 pessoas, sendo 20 idosos e 24 funcionários na Casa de Repouso Aconchego e 44 funcionários e 40 idosos no Recanto do Ancião.
Segundo Mariana Mota Tessarolo, proprietária da Casa de Repouso particular e presidente do Recanto do Ancião, desde o dia 16 de março foram suspensas as visitas nas duas instituições e todos os familiares e a comunidade foram comunicados.
“Seguimos as recomendações contidas nas Notas Técnicas emitidas pela Anvisa/Ministério da Saúde e outros órgãos fiscalizadores, como distanciamento social, maior rigor na lavagem das mãos, uso de álcool em gel, uso de face shield (proteção facial), máscaras cirúrgicas e N95 em todo período de trabalho, bem como no trajeto de casa x trabalho para os funcionários, sanitização de ambientes, controle e monitoramento de sinais vitais de todos os idosos e funcionários, capacitação semanal para os funcionários, etc”, descreve Mariana.
Tessarolo explica que até o momento não havia tido nenhum caso da doença confirmado em nenhuma das instituições. “Nenhum idoso ou funcionário apresentou qualquer sintoma compatível com a doença. Nosso objetivo sempre foi prevenir, apesar de saber que corremos o risco da contaminação. Portanto, nós solicitamos o suporte da Secretaria de Saúde do município para que nos monitorassem e agora estamos recebendo este suporte”, completa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde