3º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência discutiu Políticas Públicas em âmbito municipal

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Aracruz (CMDPD), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) da Prefeitura, promoveu na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal, o 3º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema foi: “Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Âmbito Municipal”.
Na abertura do evento, em um momento muito especial, os alunos da APAE de Aracruz fizeram uma bela apresentação musical do projeto “Cantando as diferenças”. Em seguida, o presidente do CMDPD, Sr. Valdinei Tavares fez uma fala de boas vindas e falou dos objetivos do fórum. “Sejam bem-vindos e obrigado pela presença de todos nesse momento tão especial. Queria agradecer o apoio da prefeitura que vem fortalecendo nossa campanha no dia a dia, cujo objetivo é garantir os direitos dos nossos deficientes. Para chegarmos até aqui, e realizarmos este terceiro fórum, nosso conselho atuou muito e com dinâmica junto ao poder público e as instituições privadas, cumprindo com seu plano de ação”, ressaltou.
Ainda de acordo com Valdinei, não se sabe o número exato de pessoas com necessidades especiais no estado e no município. “É importante levantarmos esse quantitativo para termos uma estatística mais aprimorada, e assim, levarmos os atendimentos necessários às pessoas. No último sábado (7), por exemplo, foi realizado uma grande força tarefa que nos ajudou muito, porém eu sei que podemos fazer muito mais”, pontuou.
Em seguida o prefeito Jones Cavaglieri falou da importância em dar continuidade às ações de atenção às pessoas com necessidades especiais. “Este fórum é de extrema importância para darmos continuidade aos trabalhos e enxergar mais essas pessoas, e o município tem essa preocupação, apoiando em várias situações para facilitar a vida delas”, disse.
O prefeito aproveitou a oportunidade para passar alguns dados da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a realidade das pessoas com necessidades especiais. “De acordo com a ONU, hoje 10% da população mundial tem alguma deficiência, e no Brasil são 6,2% da população, sendo ela auditiva, visual, física e intelectual. Aqui em Aracruz estamos fazendo nosso trabalho com a preocupação de dar mais condição de inclusão na sociedade”, frisou.
Acessibilidade
O chefe do executivo lembrou que o Governo Municipal já realizou várias obras que estão beneficiando a acessibilidade. “Já construímos 18 mil metros quadrados de calçada cidadã em 40 espaços públicos, além de 80% das nossas escolas municipais já contarem com banheiros adaptados para nossas crianças. Estamos trabalhando para dar ainda mais essa inclusão”, finalizou.
Após as falas das autoridades o APAE de Aracruz ainda apresentou as especificidades da instituição, suas visões, e objetivos. O evento fez parte das ações educativas realizadas em favor das Pessoas com Deficiência, sendo que no dia 20 de novembro foi realizado um Curso de capacitação para os conselheiros CMPD, e no dia 02 de dezembro os conselheiros realizaram uma panfletagem na Praça São João Batista, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo