Terceiro dia de atividades da Semana do Idoso em Aracruz trouxe palestra sobre o combate à violência

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu na manhã desta quinta-feira (03/10) seu terceiro dia de atividades da Semana do Idoso. Na ocasião a 3ª idade pôde acompanhar uma palestra sobre o combate à violência proferida pela Presidente do Conselho do Idoso de Aracruz, Mariana Motta Tessarolo.
Com olhares atentos cada um ouvia com curiosidade o que era dito pela palestrante. “Vocês se lembram da última conferência do idoso? Foram colocadas todas as dificuldades enfrentadas por vocês, assim como o que deveria ser feito para as melhorias. Pedimos várias coisas, como as calçadas cidadãs, que já foram colocadas ao redor de vários prédios públicos”, lembra.
Um outro tópico abordado foi a questão das placas de identificação do idoso, o que gerou um questionamento sobre a figura usada. “Em tempos atrás, a ilustração dessa placa era um desenho de uma pessoa com bengala e com as mão nas costas. Por quê isso, se não são todos os idosos que usam bengala e sentem dores nas costas. Esta foi uma das melhorias que conseguimos”, ressaltou Mariana.
A questão da falta de vagas de estacionamentos e de assentos nos transportes públicos também foi levantada durante a conversa. “Nós do Conselho brigamos por esses direitos de vocês. E essa palestra de hoje vamos falar das várias formas de violência que vocês sofrem no dia a dia, e que muita gente não fica sabendo”.
De acordo com Mariana, a violência é qualquer ato conta uma pessoa, quando ela não o quer, como xingar, bater, ou até mesmo beijar, ou seja, são várias as formas em que ela se manifesta. Os idosos aproveitaram a oportunidade para contar casos pessoais e de amigos próximos que sofrem ou sofreram com a violência. Eles também aproveitaram a oportunidade para tirarem dúvidas sobre seus direitos.
Para fechar a programação da Semana do Idoso, nesta sexta-feira (04) eles irão às ruas para chamarem atenção dos moradores. Já na parte da tarde, às 13h, o tradicional forró da terceira idade finaliza com chave de ouro essa intensa programação oferecida pela prefeitura de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo