Prefeitura realiza ações do Bolsa Família e de prevenção ao suicídio no Assentamento Nova Esperança

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) da prefeitura de Aracruz, realizou neste sábado (28/09), no Assentamento de Nova Esperança, em Vila do Riacho uma ação itinerante com a Equipe do Cadastro Único e CRAS de Vila do Riacho. Foi feita uma explanação sobre a importância da realização do Cadastro Único/Bolsa Família para acesso a benefícios sociais e programas do governo, além de orientações sobre a Política de Assistência Social e aberto espaço para dúvidas dos munícipes, para informações coletivas e atendimentos individuais.
Na comunidade residem aproximadamente 126 famílias e na ação foram atendidas aproximadamente 70 famílias, sendo informado a comunidade que o atendimento retornará na primeira quinzena do mês de novembro, para que todos tenham acesso a política pública de Assistência Social. O Assentamento ainda conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que a cada 15 dias atende grupos de mulheres, idosos, crianças e adolescentes, desenvolvido pela Equipe técnica do CRAS de Vila do Riacho.
Em um segundo momento a Psicóloga Maura Rúbia conversou com a comunidade sobre prevenção ao suicídio. “Como esse ano o cadastro das famílias ocorreu no final de setembro, aproveitamos para passar informações sobre a Campanha Nacional do Setembro Amarelo. Fizemos uma palestra que proporcionou aos moradores uma maior informação. Tivemos um caso que foi encaminhado para consulta. Fui procurada e passei orientações para que a pessoa participasse dos nossos grupos, pois atendemos os jovens, as mulheres e os idosos”, comenta.
Trata-se de uma campanha nacional, iniciada em 2015. Ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro passou a ser considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Rosilene Filipe dos Santos Matos comentou sobre a importância dessa visita na localidade. “Foi importantíssima a presença de nossa equipe no assentamento Nova Esperança, pois pudemos levar esses serviços públicos à comunidade. A ação foi necessária por se tratar de uma localidade de difícil acesso. O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é uma base de dados nacional que identifica as características sociais e econômicas das famílias de baixa renda. Ele pode ser utilizado para selecionar beneficiários do Programa Bolsa Família e de outros programas sociais, bem como para integrar diferentes programas voltados ao atendimento desse público", ressalta.
A base de informações do CadÚnico também pode ser usada pelo Governo Federal e pelos governos municipais e estaduais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, o CadÚnico possibilita a análise dos principais problemas e necessidades das famílias pobres e auxilia o poder público na formulação de políticas que atendem a essas demandas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo