Produtores aprendem técnicas para aproveitamento de derivados do cacau
Esta semana produtores e produtoras do município de Aracruz estão aprendendo técnicas para aproveitamento dos derivados do cacau. Por meio de aulas teóricas e práticas, cerca de 25 alunos vão conhecer melhor sobre a fruta e formas de se utilizar outras partes, além da amêndoa. O curso é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).
As aulas tiveram início nesta quarta (03) e seguem até a próxima sexta-feira (05). De acordo com Helineusa Selvatici, assistente de desenvolvimento rural do Incaper, o principal objetivo é apresentar aos participantes as inúmeras possibilidades de uso do cacau, além de ensinar técnicas de produção a partir da casca, sementes e nibs. “O curso vai passar práticas teóricas e técnicas, desde a extração do mel, até a produção do chocolate, do nibs e do doce do cacau de modo geral”, disse.
Usos diversos
O cacau, muito conhecido pela produção do chocolate, também tem derivados como o mel, para fabricação de geleias, bebida energética e vinhos, por exemplo. De sua polpa podemos extrair sucos, geleia, sorvetes e picolés. Até mesmo de sua placenta, ou “pendúculo”, são feitos doces em calda. Das amêndoas são produzidos licor, pó de cacau e manteiga. E por fim, com sua casa, são extraídos ração, adubo e biogás.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo