Dia Mundial do Meio Ambiente: estudantes aprendem sobre ecologia e sustentabilidade no Ecoara
Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes de escolas públicas e privadas de Aracruz passaram a manhã caminhando pelos estandes temáticos da Ecoara. A feira levou à Praça Monsenhor Guilherme Schmitz , no Centro, um pouco do trabalho realizado por empresas e institutos do município, nas áreas de sustentabilidade, educação ambiental e ecologia.
Em uma das tendas as crianças viram de perto cerca de dez espécies de abelhas brasileiras encontradas em Aracruz, e também experimentaram sabores e aromas dos diferentes tipos de mel nativo colhido por meliponicultores indígenas.
O estudante Diego Araújo, da EMEF Placidino Passos, diz ter gostado de quase todos os trabalhos, mas foi o estande do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE) que mais chamou sua atenção. “Gostei muito de ver como eles transformam água suja em água limpa e também a forma que eles utilizam o sistema de bombeamento”, relatou o aluno de 16 anos.
Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz, também passou a manhã na Ecoara e visitou praticamente todos os estandes. “A feira por si só atingiu seu objetivo, que é trazer as pessoas para conhecerem a importância de cuidar do meio ambiente, mas o que mais me chamou atenção foi as crianças, que estão muito interessadas em aprender formas de se contribuir para um meio ambiente sustentável”, comentou.
Leonardo Dias da Silva, de 08 anos, não tirava os olhos das mudas de árvores nativas expostas na feira. E o olhar curioso do menino não esconde o seu interesse pela natureza. “Eu gostei mais dessas árvores porque eu gosto de plantio e aqui eu conheci uma plantação”, disse empolgado.
Escolhas Conscientes
Um dos objetivos da Ecoara é transmitir uma mensagem de conscientização, por isso o tema central desperta um dilema à sociedade: será que nosso estilo de vida faz bem para o planeta? O secretário municipal de Meio Ambiente faz questão de reforçar essa pergunta.
“A principal mensagem que a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) quer transmitir é que o futuro depende das ações que tomamos no dia a dia. O uso racional da água, produção de resíduos e lixo e a coleta seletiva são alguns pontos que precisam ser refletidos. Nossas mudanças de atitudes e hábitos, quando somados, fazem toda a diferença para o planeta”, disse o secretário Edgar Allan Martins.
Parceiros
A Ecoara é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com empresas e institutos: Portocel, Enflora, Imetame, SA. Ambiental, Faacz, Ifes, Ufes, Ciclux, Escelsa, Escoteiros, Suzano, Saae, Projeto Sereias e Associação Recicle Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo