Prefeitura de Aracruz participa de encontro do Programa Formação pela Escola (PFE)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz, a convite da Coordenação do Programa Formação pela Escola (PFE) no Espírito Santo, participou na manhã desta segunda-feira (25/03), no Centro de Formação de Professores, na Serra, de um encontro presencial do Módulo, para explanar aos tutores e multiplicadores dos polos do PFE no estado, as funcionalidades do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).
A explanação ficou por conta do Coordenador de Parcerias Externas da SEMED, Gabriel Cruz Viana, que relatou sua experiência, enquanto responsável pela alimentação do SIOPE. "Sua alimentação é realizada em conjunto com a Secretaria de Finanças e com a Gerência de Recursos Humanos. Ele faz o cruzamento dos dados com outros sistemas informatizados, como o Censo Escolar, o CAUC (requisito para recebimento de transferências voluntárias como emendas e convênios), além da base de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda”, explica.
Gabriel ainda comentou que o SIOPE requer uma atualização constante, e falou sobre a oportunidade em participar do encontro. “Estamos falando de um sistema que utiliza dados e conceitos específicos da Contabilidade Pública, o que requer do servidor que o alimenta, uma constante atualização. Foi gratificante essa formação com os colegas da área da educação, pois esta foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e também de conhecer a realidade dos outros municípios", destaca.
O Programa Formação pela Escola
O FPE é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Ele é destinado aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CMM; Conselho Escolar – CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuem no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo