Lideranças comunitárias participam do Programa de Educação Ambiental

Na manhã deste sábado (27/05), lideres comunitários das localidades de Vila do Riacho, Barra do Riacho e Barra do Sahy, estiveram no Parque Natural Municipal do Aricanga para participarem do Programa de Educação Ambiental. A ação é uma parceria da prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Transportes e Serviços Urbanos, Fibria e Portocel.
Durante todo o dia os líderes comunitários estiveram envolvidos em uma vasta programação com o intuito de entretê-los e sensibilizá-los às causas ecológicas e do meio ambiente.
As atividades tiveram início com uma caminhada ecológica pelas belas trilhas do parque, onde os presentes puderam refletir sobre a preservação do ambiente natural e a proteção des córregos e nascentes, além de aprenderem sobre o Sistema Nacional de Unidade e Conservação (SNUC).
A bióloga da Lumiar Ambiental, Adriana Secato, responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental da Fíbria e Portocel, falou sobre o foco da formação, seus objetivos e importância. “Infelizmente muitas pessoas ainda não tem noção das questões que envolvem o licenciamento ambiental. Queremos dar a eles um conceito dos processos do licenciamento, para que todos possam participar e melhorar a qualidade de vida”.
Ainda de acordo com Adriana Secato, muitas vezes quando uma empresa vai se instalar em uma determinada região, no meio do licenciamento a comunidade é chamada para participar e muitos estão completamente por fora do assunto. “Eles não sabem como participar, nem das audiências públicas. Precisam também saber a quem procurar e a quem reivindicar. Queremos dar essa noção a eles, sensibilizá-los para uma melhor participação nas políticas públicas”, explicou.
A coleta seletiva e seus desafios
A Coordenadora de Coleta Seleta de Resíduos da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, Fernanda Costa, deu uma palestra para mostrar como está funcionando o processo de coleta seletiva em Aracruz. Ela falou sobres os desafios a serem enfrentados. “Estamos estruturando o sistema de coleta seletiva na cidade. Também falaremos sobre a Associação de Catadores 'Recicle Aracruz' ”, comentou.
Segundo Fernanda, a cidade pode ter uma melhor estrutura para trabalhar a coleta seletiva, porém, se a comunidade não se conscientizar e ajudar, nada irá para a frente.
Dando seguimento à programação, os líderes comunitários também participaram de uma palestra com o Mestre em Ecologia, Professor Walter Có, que falou sobre temas relacionados à sensibilização ambiental, recursos hídricos e saneamentos. No próximo sábado (03/06) acontece a segunda etapa do Programa de Educação Ambiental, também a ser realizado no Parque Natural Municipal do Aricanga.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo