Rogério Sarmenghi recebe homenagem em Projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”

O CMEB Paulo Freire foi local de uma importante cerimônia na noite de terça-feira, 08 de novembro: a culminância do Projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”, realizado pelos alunos dos 4º anos com objetivo de resgatar a história do município, além de estudar a biografia de uma personalidade de Aracruz com a finalidade de homenageá-la por sua contribuição ao município. O homenageado desse ano foi Rogério Sarmenghi, membro-fundador da Academia Aracruzense de Letras (ACAL), escritor e sócio proprietário da TK1.
Idealizado pela professora Rosimere Noêmia Morellato Alcântara, o projeto é realizado desde 2003. Iniciado na EMEF “Abílio Correia de Amorim” e continuado no CMEB Paulo Freire a partir de 2008.
No começo do ano letivo os alunos contam com uma apostila organizada pelas equipes docente e pedagógica com informações contempladas no currículo de Geografia e História do 4º Ano.
A pedagoga da escola, Kleide Della Valentina explica que todo ano é escolhido uma personalidade em quem os alunos possam se espelhar. “É preciso apresentar a eles pessoas que sejam referência como cidadãos e profissionais”.
Esse ano foi escolhido um pesquisador apaixonado pelo município e que tem registrado sua história. “Descobrimos um escritor que realiza registros sobre nossa terra: tanto com as letras, as fotografias, os vídeos e até composição musical”.
A cerimônia de culminância do projeto contou com apresentações dos alunos, por meio de grupos que representavam os indígenas, africanos, italianos e portugueses, povos que deram origem a Aracruz. Dança, música e poesia fizeram parte do evento para homenagear Rogério Sarmenghi, pesquisador incansável da cultura do município.
Ao todo, 120 alunos fizeram parte da pesquisa sobre o autor dos livros: “Monsenhor Guilherme Schmitz - uma Lição de Vida”, “Belezas e Riquezas do Afro-Brasileiro” e “Do Nascer ao Pôr do Sol, Paisagens que Encantam”. Rogério conta que foi um dos momentos mais emocionantes de sua vida. “Os alunos me deram força pra escrever por mais dez anos, me senti muito honrado”. Sobre a importância da educação para iniciativas como essa, ele explica: “É preciso olhar para as crianças e estimular o potencial que elas têm. Precisa dar oportunidade de criar, de socializar, de escrever. O Projeto traz esse estímulo, abre horizontes”.
Clique aqui para ver as fotos.
Outras personalidades que já foram homenageadas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo