Secretarias de saúde e educação adquirem computadores com recurso do Programa Bolsa Família

O Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) é um instrumento de promoção e fortalecimento da gestão intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF). Corresponde a uma forma de aferir a cobertura cadastral e a qualidade da gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) e a qualidade e integridade das informações sobre o acompanhamento das condicionalidades das áreas de educação e de saúde.
Foram adquiridos 50 computadores por meio do Recurso IGD-M do Programa Bolsa Família, sendo 10 para Secretaria de Educação e 40 para Secretaria de Saúde, e eles serão usados em função da manutenção e continuidade do Programa Bolsa Família nas secretarias envolvidas no cumprimento das condicionalidades para permanência das famílias no Programa, uma vez que a família sendo beneficiária do Programa, assume alguns compromissos para continuar recebendo o benefício.
Na saúde, o compromisso é fazer a pesagem e vacinação das crianças, pré- natal das gestantes e já na educação, as famílias que recebem o benefício e tenham crianças de 6 a 17 anos completos na composição familiar, precisam manter uma frequência escolar mínima (6 a 15 anos - 85%, 16 a 17 anos - 75%) para não perderem o benefício.
É importante ressaltar que uso do recurso IGD-M é exclusivo para manutenção do Programa Bolsa Família nas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, segundo orientações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo