Prefeitura de Aracruz realiza ações em incentivo à campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretária Municipal de Saúde adere à campanha Outubro Rosa, importante ação de combate ao Câncer de Mama. Para uma maior conscientização à importante campanha, a Secretaria de Saúde do município promoverá diversas atividades para mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, quanto à importância de prevenir e diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero precocemente, por meio de uma programação diversificada durante todo o mês nas Unidades de Saúde do município.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Trata-se de um projeto de conscientização e combate ao câncer de mama. Diversas atividades são oferecidas para mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, quanto à importância de prevenir e diagnosticar o câncer precocemente, por meio de uma programação diversificada.
Para a Gerente de Atenção Primária da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Aracruz , Mariana Facini, o objetivo é realizar ações buscando sensibilizar as mulheres para a prevenção. Ela reforça que é importante focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. “Desta forma, nossos serviços de saúde estão empenhados em oferecer uma programação diversificada com dias e horários alternativos para que toda mulher tenha acesso”, disse.
História
O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta á última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades de algumas cidades nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas principalmente nos locais públicos.
Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.
Confira a programação das Unidades de Saúde nos arquivos em anexo abaixo:
Mais informações:
Secretaria de Saúde de Aracruz – Setor Programa Estratégia Saúde da Família (EFC)
(27) 3296-4041 / (27) 3296-2624
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo