Seca: Falta de chuvas pode afetar o abastecimento de água em Aracruz

Muitas cidades e Estados do Brasil estão passando períodos muito difíceis e de grande seca com a falta de chuvas e sofrendo com as consequências. No estado não é diferente, e em Aracruz, muito menos. O município está enfrentando um dos períodos perigosos e muito difíceis com a falta de água, o que está causando a seca da represa do rio Piraquê-Açu que abastece Aracruz.
O clima e o desperdício estão causando falta de água por todo o município. A falta de chuvas, a evaporação forte e os rios mais secos só reforçam o quadro desta crise. É preciso mudar hábitos, economizar água e evitar desperdícios. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE) trabalha intensamente com objetivo de manter o abastecimento para todo o município de Aracruz. Mas, todos os cidadãos também podem colaborar com a economia de água, adotando medidas simples no dia a dia.
O SAAE alertou que com a grande seca do rio Piraquê-Açu, se não forem adotadas medidas de racionamento, será preciso em um curto período utilizar o rodízio no abastecimento de água nos bairros. O distrito de Guaraná é um dos mais sofridos com a falta de água na região e onde já estão sendo aplicadas medidas preventivas.
Antes e depois da barragem de Santa Maria. Foto recente mostra como está o Rio hoje.
O desperdício de água pode ser reduzido com atitudes simples, como evitar banhos demorados, não lavar carros ou calçadas com mangueiras, não deixar a torneira aberta enquanto lava carros ou calçadas com mangueiras, e também enquanto escova os dentes, lava louças ou as mãos. O diretor do SAAE de Aracruz, Robson Fracalossi, acredita que essas pequenas atitudes surtirão um forte efeito na economia de água. “A represa do rio Piraquê-Açu, que abastece Aracruz, reduziu 1,5m em 20 dias. Com essas medidas, o abastecimento não fica prejudicado, e principalmente, conseguimos preservar o meio ambiente”, reforçou o diretor.
Evite o desperdício
Para evitar problemas futuros, economize água. Confira quantos litros podem ser economizados com pequenas atitudes nas atividades diárias:
Lavar a louça, fechando a torneira enquanto ensaboa
Economia que pode ser obtida: 97 litros
Tomar Banho, fechando a torneira enquanto ensaboa
Economia que pode ser obtida: 160 litros
Lavar a calçada sem mangueira
Economia que pode ser obtida: 250 litros
Utilizar o vaso sanitário com descarga moderada
Economia que pode ser obtida: 14 litros
Lavar o carro sem mangueira
Economia que pode ser obtida: 520 litros
Escovar os dentes, fechando a torneira
Economia que pode ser obtida: 24 litros
Se essas atitudes simples forem adotadas, o total de economia será de 1065 litros de água.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo