Alunos da EMEF Itaparica participam das atividades “Defensores do Mar”

Na tarde da última quarta-feira (30/4), os alunos da escola Itaparica, receberam o “Defensores do Mar”, uma atividade do projeto “Rede 2013 – 2015”, realizado pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa), patrocinado pela Petrobras, com o Programa “Petrobras Desenvolvimento & Cidadania”, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), além do apoio do Ministério da Pesca e das entidades representantes do setor.
Ao todo, 150 crianças do ensino infantil e fundamental puderam participar de palestas, dinâmicas e um bate-papo sobre a valorização do pescador. Elas também relataram suas experiências com a educação ambiental, como o que já foi visto com o descuido do homem com o meio ambiente, despejando lixos e entulhos e tirando a vida de animais como tartarugas marinhas e peixes.
Na dinâmica foi feita uma brincadeira chamada “Amarelinha do Fundo do Mar”. Um grande tapete foi estirado no chão e usado para que as crianças o atravessasse. Durante o trajeto, elas tinham que retirar exemplares de lixo, como copos descartáveis e papeis. O propósito era usar o imaginário de cada aluno fazendo com que eles se sentissem um Super Herói, assim, no fim da amarelinha, ganhavam uma capa.
Tudo isso foi feito com o objetivo principal de despertar em cada aluno, considerado um multiplicador em potencial da educação ambiental, a atenção para a pesca enquanto atividade econômica importante na região, além de valorizar o profissional pesqueiro, sendo que a maioria dos pais dos alunos são pescadores.
Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Aladim Cerqueira, a presidente da Andesa, Vanessa Gonçalves, o presidente da Associação de Itaparica, Claudio Brito, a equipe do projeto Rede e as professoras da escola.
O Projeto
O projeto “Rede 2013 – 2015”, surgiu com o intuito de buscar o aumento de renda de 600 profissionais da pesca das cidades de Aracruz, Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha. Para isso, ele visa a formação de grupos produtivos voltados para o empreendedorismo dentro do setor pesqueiro, além do fortalecimento de cinco associações representantes dos segmentos de pescadores, catadores de caranguejo e marisqueiros.
Tanto os grupos produtivos a serem formados, como as associações, terão acompanhamento técnico de consultores do projeto para melhorar suas práticas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte