Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários

Publicado em: 09 de setembro de 2025
Texto: Thiago Peroni
Imagem: Comunicação
Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários

Com foco na qualificação, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) vem ampliando as oportunidades por meio de cursos profissionalizantes. Em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Semtur lança o curso Turismo de Base Comunitária, que será realizado de 15 a 26 de setembro, na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), localizada na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz. 

O curso, que integra o Programa de Qualificação para o Turismo, é gratuito, tem vagas limitadas e tem como objetivo capacitar comunidades locais para gerir atividades turísticas sustentáveis, valorizando o patrimônio natural e cultural. A iniciativa também busca gerar emprego e renda de forma local e contribuir para a profissionalização e o fortalecimento do turismo no município. 

Pensando na importância da preparação profissional dos moradores indígenas, o turismo de base comunitária se destaca por oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das culturas tradicionais e reviver experiências dos povos originários. 

“O curso possibilita que as comunidades tradicionais possam abrir suas portas para o turismo e visitações de forma equilibrada e sustentável, permitindo a observação  e a manutenção de seus ritos, culturas e tradições”, enfatizou o secretário da pasta, Carlos Bravo.

Serão disponibilizadas 20 vagas, destinadas à comunidade indígena e ao trade turístico. O curso terá carga horária de 40 horas e, ao final, os participantes receberão certificação emitida pelo Senac. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail turismo.cultura@aracruz.es.gov.br 

Os interessados devem preencher todos os campos da ficha de inscrição, em letra legível, e enviar para o e-mail mencionado acima.

Compartilhe essa notícia: