Programa permite que motoristas autônomos se tornem Microempreendedores Individuais (MEI)

O governo federal elaborou um novo programa para o microempreendedor individual (MEI), voltado especificamente, para os profissionais da classe de caminhoneiros. O programa permite que os profissionais possam se tornar microempreendedores individuais (MEI), garantindo os benefícios e direitos previdenciários.
Com o MEI, os motoristas autônomos passam a ter CNPJ, emitir nota fiscal, além de uma série de outras vantagens, como o acesso a financiamentos, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez; salário-maternidade; auxílio-reclusão e pensão por morte para dependentes.
“O Microempreendedor Individual é uma modalidade de negócio para quem quer abrir um empreendimento ou trabalha por conta própria. Em breve, muitos caminhoneiros autônomos poderão virar microempreendedores individuais. O MEI caminhoneiro trará facilidades e benefícios para a categoria. Ter um CNPJ possibilita a compra de acessórios por preços mais justos, pagar menos impostos, ter acesso a linhas crédito e negociar serviços sem intermediadores”, destaca Mariele De Angeli, Gerente de Empreendedorismo da Prefeitura de Aracruz.
As regras do “Programa MEI Caminhoneiro” estão descritas no Projeto de Lei Complementar nº 147/2019. Para entrar em vigor, precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que se mostrou favorável à mudança.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte