Vem aí a Jornada do Regime de Colaboração 2026!
Acontece na próxima terça-feira (27), quarta-feira (28) e quinta-feira (29), em Guarapari, a Jornada do Regime de Colaboração 2026. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com o intuito de fortalecer as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) entre Estado e municípios, compartilhando saberes e implementando políticas conjuntas, melhorando assim, o ensino e a aprendizagem com foco na alfabetização e no desenvolvimento integral dos estudantes capixabas.
Os três dias de evento contarão com muito conteúdo e informação com os mais renomados palestrantes do país, além de painéis e mesas redondas. Durante a abertura, os profissionais da área da educação de todo o estado participam de um café com prosa, além de uma apresentação cultural. As atividades do primeiro dia serão encerradas com um jantar temático com encontros e diálogos sobre educação, meio ambiente, sustentabilidade e educação como motor do desenvolvimento sustentável - Liderança e Gestão Pública na (ODS) 4 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Já os painéis e as mesas redondas no primeiro dia debaterão temas como a política pública de educação - competências, desafios e oportunidades e ciclos de liderança - início, continuidade e transformação; experiência e renovação - caminhos da gestão municipal e avaliação como força motriz da inovação educacional e a agenda 2030.
"Como a educação tem que ser uma prioridade de governos, esse evento nos dará mais uma oportunidade de nos aprofundarmos nessa questão, debatendo a implementação de protocolos de monitoramento das ações do PAES, o formador como agente de desenvolvimento profissional docente e as práticas de gestão escolar que potencializam aprendizagem”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, que representará Aracruz nesta jornada.
Um tópico que também terá destaque no evento será a educação infantil como alicerce do desenvolvimento integral, além da própria educação integral em regime de colaboração, a gestão e identidade, tendo a autodeclaração como ato de responsabilidade pública política nacional de qualidade.
As atuações das superintendências regionais de educação no regime de colaboração será uma outra vertente bastante debatida. E como mediadores desses conteúdos, a Jornada do Regime de Colaboração 2026 contará com a participação de diversos doutores, dentre eles; Daniel Munduruku, escritor, filósofo, doutor em educação pela USP e pós-doutor em linguística; Gustavo Carlos Macedo, doutor e mestre em ciência política pela USP, com estudos na Columbia University; Rodrigo Coelho do Carmo, Conselheiro do Tribunal de Contas do ES desde 2018; Rodrigo Coelho do Carmo, ex-diretor da Escola de Contas (2019) e Corregedor (2020), dentre tantas outras autoridades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Live especial debate a adaptação respeitosa de crianças e bebês nas primeiras semanas de aula
- Fevereiro Cinza: Prefeitura promove palestra sobre prevenção às lesões musculares
- Prefeitura de Aracruz lança edital da Secretaria de Desenvolvimento Social
- Balneabilidade: praias de Aracruz recebem novas placas de sinalização
- 6ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Educação inicia instalação de salas modulares em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Município concede auxílio para compra de material escolar e uniformes
- 5ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Jornada do Regime de Colaboração 2026 oportuniza reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação
- Regularização Fundiária: famílias do bairro Santa Marta serão beneficiadas com a entrega de documentos