Semsa realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral

Pessoas que passavam pela praça Monsenhor Guilherme Schmitz, na manhã desta quinta-feira (28), puderam participar do “Dia D” para testagem contra hepatite viral. O movimento foi realizado para intensificar as ações do “Julho Amarelo”, promovido pela Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa).
“Quanto mais cedo for identificada a doença, mais chance tem de ser curada. Por isso a importância da realização de ações como essa que a Prefeitura vem promovendo”, destacou a cidadã W.M.
Já Layanna Pinto Ferreira destacou que realiza testes contra hepatite de seis em seis meses. “Estava passando pela praça e vi o momento e resolvi fazer o teste. É importante a realização dos testes como forma de prevenção, porque não nos infectamos apenas pela relação sexual, mas, também, com o uso de objetos cortantes, por exemplo”, enfatizou.
A hepatite viral é uma doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e transmitida por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.
“O teste rápido é apenas uma triagem para as hepatites virais. Na ação, oferecemos o atendimento com psicóloga e assistente social, para, caso algum cidadão teste positivo, preste as primeiras orientações e encaminhe para os programas da atenção secundária”, destacou, Márcia Seixas, gerente de Atenção Especializada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro