Educação oferece formação para profissionais administrativos das escolas municipais e do setor de Transporte Escolar

Em meados de julho, enquanto os professores, crianças e estudantes da Educação Básica estavam em período de férias escolares, a Secretaria de Educação (Semed) promoveu uma formação para todos os profissionais do quadro administrativo das unidades de ensino e do Setor de Transporte Escolar.
A formação foi composta pelo Plano de Trabalho da Semed, dentro do Ciclo de Formação Continuada que tem como tema “Inclusão e Educação: Todos, sem exceção!”. A temática já vem sendo desenvolvida com todos os professores, auxiliares e diretores que atuam nas diferentes etapas e modalidades de ensino da rede, com vistas a sensibilizar e conscientizar os profissionais sobre o compromisso de todos com uma educação que não deixa ninguém para trás.
Mais de 1.000 profissionais do quadro administrativo, que exercem importantes contribuições no processo educativo da rede municipal de ensino, participaram, de forma on-line e/ou presencial, dos encontros de formação continuada organizados pelas equipes colaborativas da Infância e Educação Inclusiva. Na oportunidade, também foram abordadas questões sobre inclusão, doença x deficiência, acessibilidade e capacitismo. A partir do diálogo, as equipes escolares se mobilizaram na construção de painéis educativos chamando a atenção para as temáticas abordadas.
Ao longo do percurso formativo as equipes da Infância e Educação Inclusiva buscaram estratégias de participação que possibilitaram uma relação interativa e dialógica entre formadores e demais profissionais, tornando, assim, um momento rico para reflexões e trocas de experiências, uma vez que os profissionais via chat, transmissão ao vivo ou presencialmente puderam fazer uso de seu direito de vez e voz.
A formação para o quadro administrativo aconteceu de forma on-line durante dois dias e para os motoristas e monitores do Transporte Escolar foi realizada de forma presencial, no último dia 20. “Considerando os grandes desafios educacionais vivenciados nesse contexto de pandemia, principalmente no que diz respeito às relações interpessoais e à aprendizagem, torna-se ainda mais urgente que todos os profissionais da educação tenham oportunidade de estudar e refletir sobre temáticas relacionadas ao seu trabalho e às suas atitudes dentro ambiente escolar, pautadas na perspectiva de inclusão e acolhimento a todos, sejam eles, estudantes, equipes escolares ou comunidade. Esse estudo teve como objetivo impactar o (re)planejamento das ações escolares para o 2º semestre, garantindo o envolvimento de todos os profissionais na construção de escolas mais inclusivas e acolhedoras”, disse a secretária interina da pasta, Marineusa Pimentel.
Para o 2º semestre, a Semed tem a previsão de realizar outros momentos de sensibilização e conscientização envolvendo a participação das famílias e conselhos de escola, haja vista que estes também são atores fundamentais na busca por uma educação inclusiva para todos!
Para os interessados, parte do percurso formativo está disponível no canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida
- Santa Rosa realiza a 27ª edição de sua tradicional festa de 4 a 7 de setembro
- Processo Seletivo Simplificado n.º 004/2023: Educação divulga a 6ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos reúne sociedade civil e poder público para discutir direitos humanos
- Aracruz recebe Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
- Intercâmbio escolar proporciona momentos enriquecedores com estudantes do Cmei Cinderela