Projeto “Descobrindo o mundo dos animais” do Cmei Sete anões amplia o conhecimento das crianças sobre diferentes espécies
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sete Anões, Vila Nova, promoveu nesta quinta-feira (31), a culminância do Projeto Institucional: Descobrindo o mundo dos animais. Na ocasião, as crianças, devidamente fantasiadas, cantavam e dançavam com coreografias muito bem ensaiadas na presença de seus pais e funcionários da escola. Além disso, a escola ficou toda ornamentada, com os trabalhos expostos pelas paredes, com cartolinas, dobraduras e diversos desenhos.
De acordo com a diretora Dilza Célia Rui, na educação infantil, as crianças estão em uma fase de intensa descoberta e exploração, e o projeto foi uma grande oportunidade de oferecer uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre diferentes espécies, habitats, características e comportamentos dos animais. “Este aprendizado foi essencial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, classificação, comparação e análise. Ao explorar o mundo dos animais, as crianças são incentivadas a expressar suas ideias, contar histórias, fazer perguntas e participar de discussões em grupo”, disse.
Já para a pedagoga Rosângela Ramos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento da linguagem oral, ampliar o vocabulário e melhorar a capacidade de comunicação. “São atividades como leitura de histórias, dramatizações e apresentações que ajudam as crianças a articular seus pensamentos e a interagir socialmente. O contato com o tema dos animais também favorece o desenvolvimento socioemocional. Além disso, atividades em grupo, como jogos e projetos colaborativos, promovem o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito pelas ideias dos colegas”, completou.
O “Descobrindo o mundo dos animais” teve como objetivo geral despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela diversidade dos animais, promovendo o conhecimento sobre suas características e habitats de maneira lúdica e interativa. Com isso, elas puderam conhecer a diversidade animal, desenvolver o respeito pelos animais, incentivar atitudes de cuidado e respeito com o meio ambiente, dentre outros.
A escola usou em sua metodologia atividades lúdicas com jogos educativos e brincadeiras relacionadas aos animais, explorando-os e observando-os ao ar livre. Também houve projetos temáticos com trabalhos em grupo sobre diferentes categorias de animais (mamíferos, aves, répteis, etc.). Com artes, foram criadas máscaras, desenhos e maquetes de animais, além de leitura e contação de histórias e uso de tecnologia educacional com a utilização de vídeos, aplicativos educativos e quadros interativos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18