Projeto Ajustando Saberes: formação destaca consciência fonológica e metodologias ativas na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 02 de junho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Semed

A Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta última sexta-feira (30), no Polo UAB, Centro, mais uma etapa do Projeto Ajustando Saberes, voltada à formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino. O encontro teve como foco principal a consciência fonológica, fonêmica e fonética, ressaltando a importância desses conhecimentos na intervenção pedagógica e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 80ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 8ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 79ª Chamada
- Genética e Negócios: Leilões da 26ª Expo Aracruz prometem agitar o evento
- Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
- Audiência Pública discute limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz
- Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais
- Secretaria de Serviços Urbanos mantém o cronograma da limpeza urbana
- 26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas