Prevenção é foco da 4ª Semana de Proteção e Defesa Civil de Aracruz

A 4ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil começou hoje (14) e seguirá até a próxima sexta-feira (18). Com palestras, treinamento de noções de primeiros socorros e manuseio de extintores e ações educativas, o evento tem como objeto principal transmitir as ações preventivas para evitar ou minimizar danos e prejuízos provocados por desastres naturais.
Na abertura, o secretário de Governo, Paulo Neres, explicou que a Defesa Civil de Aracruz foi instituída em 2004 e, em 2022, passou a ter uma gerência específica. Já a Semana de Proteção e Defesa Civil é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. “A reestruturação do órgão foi importante para a gestão pública, porque delegou à Defesa Civil mais autonomia e credibilidade para exercer suas funções e oferecer um serviço mais qualificado à população, principalmente a pessoas que moram em áreas de risco e a vitimados de eventos naturais adversos”, disse ele.
A abertura da 4ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil também reuniu autoridades, como o major Lucas Sossai, comandante da 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros, servidores da Defesa Civil de municípios vizinhos e também o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Hekssandro Vassoler.
Obras para prevenção de enchentes
Na abertura da 4ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, o secretário municipal de obras apresentou seis obras que são executadas com objetivo de mitigar problemas de enchentes.
A macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista é apontada como a principal. De acordo com Rafael Borgo, 40 mil pessoas serão beneficiadas com a obra na região dos bairros Segatto, Bela Vista, Clemente, Portelinha e Fátima. Mais de um quilômetro já teve o sistema de drenagem implantado e a população já sente os resultados, segundo ele.
Confira as cinco obras executadas para mitigar enchentes em Aracruz:
- Drenagem e pavimentação da Baixada Polivalente
- Macrodrenagem de Barra do Riacho
- infraestrutura dos bairros Guaxindiba e Vila Nova
- Infraestrutura de Vila do Riacho
- Macrodrenagem da grande Bela Vista
“É muito importante todo esse preparo. Essas medidas são de prevenção, mitigação e preparação para podermos minimizar as consequências de desastres naturais. Assim, podemos proteger vidas e resguardar o patrimônio público e privado, diminuindo danos materiais e prejuízos econômicos para a população”, explicou a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho.
Já o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil. “A Defesa Civil tem um papel muito importante para a sociedade, porque trabalha com ações preventivas para evitar desastres e minimizar impactos para a população e só com prevenção e planejamento conseguimos agir com eficiência em momentos de emergência”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental