Prefeitura de Aracruz promove ações de conscientização no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (21), ações de conscientização no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Pela manhã foi realizada uma mesa redonda virtual (live) com o tema “Inclusão é direito! Diferença não é defeito!”. Participaram desse debate pela causa a Drª em Educação, jornalista e pedagoga Meire Cavalcante, a Drª em Saúde Coletiva e fisioterapeuta Cátia Brito, que é ativista dos direitos das pessoas com deficiência, além da psicóloga, palestrante e atriz de áudio novela, Manuella Jordão, que é cega e sofre de uma síndrome rara chamada Rotmund Thompson.
Já na parte da tarde a ação se concentrou na Praça Monsenhor Guilherme Shimitz (Matriz). Houve distribuição de panfletos informativos e participação das escolas EMEF Maria Inês Della Valentina, de Jacupemba e EEEM Misael Pinto Netto, Centro. Os alunos e servidores fizeram uma bela apresentação ao estilo “Flash Mob”. Em grupos, ao som de músicas, eles se reuniam repentinamente com performances distintas, como danças, coreografias, gingas e mostras de faixas e cartazes.
"Nessa data em que comemoramos em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nós da Secretaria de Educação (Semed) estamos dando início a um movimento que deve continuar. Hoje estamos mobilizando as pessoas para a inclusão social, e que a sociedade se conscientize quanto ao preconceito que esse público sofre. Esse movimento reivindica políticas de inclusão e o fim da exclusão, que é o que vemos no nosso dia a dia”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei Nº 11.133/2005, e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos não somente nessa data.
A pessoa com deficiência é aquela que possui impedimentos de longo prazo e requer ações integrais que promovam educação, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências são de natureza física, intelectual, sensorial e múltipla. Todas perpassam diversas barreiras que restringem a plena participação e efetiva na escola e na sociedade em geral.


Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18